O caldo da cana é uma bebida popularmente conhecida no Brasil. Basicamente, ele é feito com a cana-de-açúcar moída, que se transforma em um suco rico em vitaminas, minerais, carboidratos, ferro, cálcio, potássio, fósforo e magnésio.
E ao contrário do que muitos acreditam, seu índice glicêmico não é alto; porém, se for ingerida em excesso, a bebida poderá causar ganho de peso. De qualquer maneira, o nosso texto tem caráter meramente informativo. Para informações adaptadas à sua realidade, não se esqueça de marcar uma consulta com nutricionista.
Além da melhora no sistema imunológico, seus benefícios incluem:
1. Retarda o envelhecimento
O caldo de cana é rico em antioxidantes. Dessa forma, impede a ação dos radicais livres que causam o desgaste das células do nosso corpo e assim, proporciona maior longevidade.
Além disso, atua no combate contra doenças como cataratas e problemas do sistema nervoso central como Parkinson e Alzheimer.
2. Fortifica os ossos e os dentes
O caldo de cana, por ser uma rica fonte de cálcio e mineral, protege a saúde de nossos ossos e dentes. Com efeito, seu consumo é altamente recomendado às pessoas que possuem deficiência desses componentes no organismo.
3. Regula o organismo
Por sua ação desintoxicante, o caldo de cana mantém o organismo mais limpo de impurezas. Assim, ele acelera o metabolismo e possui ação diurética, auxiliando no controle da infecção urinária e no combate às pedras nos rins.
4. Previne contra a anemia ferropriva
O caldo de cana é uma ótima fonte de ferro. Portanto, seu consumo age na prevenção da anemia por deficiência de ferro, pois a bebida auxilia no transporte dos nutrientes e oxigênio realizados pelo sangue.
5. Melhora o condicionamento físico
Por ser uma rica fonte de carboidratos, o caldo de cana melhora o condicionamento físico. O seu consumo faz com que haja maior quantidade de glicogênio no corpo, gerando maior energia nos exercícios diários e ajudando a combater a fadiga.