A maioria das pessoas se alimenta somente da parte vermelha da melancia, isso porque é mais doce e suculenta. No entanto, o que muitas pessoas desconhecem é que a parte branca presente na casca da melancia que quase sempre é descartada, é benéfica para a saúde.
Apesar de ser uma área mais amarga da melancia, nela se encontra a maior concentração de nutrientes da fruta, sendo: as vitaminas A, B6, C; zinco; magnésio; licopeno e potássio.
Para que serve?
A parte branca da melancia é rica em fibras, o que favorece na redução de gordura e no controle da pressão.
Dessa forma, o consumo regular dessa fruta tanto na parte branca, quanto na vermelha são eficazes para garantir enormes benefícios à nossa saúde. Desse modo, ela pode ser consumida cru ou utilizada na produção de alguns alimentos e como cosmético natural.
Além disso, a parte branca da casca da melancia pode ser utilizada em chás, ou em receitas de doces, refogados, estrogonofe, entre outros. Ainda, ela também pode ser utilizada para o tratamento capilar.
Quais são os benefícios para a saúde?
Além dos benefícios citados acima, a parte branca da fruta, assim como a vermelha, é uma enorme fonte de água e, portanto, auxilia na hidratação do corpo.
Dessa forma, seu consumo constante, atua como um diurético natural e contribui para evitar a retenção de líquido do corpo. Por outro lado, os teores de fibra presentes na parte branca da fruta, reduz o risco de doenças degenerativas, como por exemplo o Alzheimer.
Por fim, a parte branca da melancia também auxilia no fortalecimento da imunidade, no melhoramento da aparência e protege a saúde dos ossos. Então, se você quiser inserir essa fruta na sua dieta e tiver dúvidas, busque a orientação de um nutricionista.