O mel é um dos alimentos básicos que não podem faltar em nossa cozinha, pois é uma opção saudável para adoçar a comida ou como ingrediente para diversas receitas. Mas como saber se o mel é puro ou adulterado?
Primeiramente, é importante saber o que exatamente é o mel: é uma substância doce e viscosa, de cor dourada ou amarela.
Ela é produzida por abelhas do gênero Apis Mellifera, chamada abelha-europeia ou abelha-do-mel, a partir do néctar das flores ou secreções das partes vivas de algumas plantas.
Como identificar mel puro e mel adulterado?
Na hora de escolher o mel, você deve ler atentamente o rótulo, pois na descrição da composição de um mel puro, palavras como: glicose comercial, xarope de frutose nunca devem aparecer.
Além disso, você deve saber que o mel puro não expira. É comum que, nas informações sobre o produto, apareçam as datas de coleta e consumo preferencial, mas se a embalagem também determinar um prazo de validade, você pode estar diante de um mel adulterado.
Veja outros truques para identificar o mel puro a seguir:
1. Faça o teste da textura
A maneira mais fácil de saber se o mel é puro é colocar uma pequena quantidade no dedo e verificar se ele fica ali ou se escorre. Se escorrer, não é mel puro.
2. Vire o pote de mel
Quando for comprá-lo, vire o pote de mel de cabeça para baixo e, se a bolha que se forma for lenta, significa que é mel puro, mas se mexer rápido, trata-se de um mel com alterações.
3. Faça o teste do micro-ondas
Coloque o mel em um prato e leve ao micro-ondas e, se endurecer, é mel puro. Mas se ficar líquido, é mel adulterado.
4. Observe se ele cristaliza
Se, com o tempo, o mel ficar muito duro a ponto de cristalizar, significa que você tem mel de verdade. Mas se ficar xaroposo, isso indica que ele foi adulterado.