Se você quer engravidar, a primeira coisa que você deve saber é quando é o seu período fértil, ou seja, os dias em que você ovula. Durante a ovulação, o ovário libera um óvulo maduro que viaja para as trompas de Falópio, onde ocorre a fertilização.
Em pessoas com ciclos regulares de 28 dias, o dia fértil ou liberação do óvulo é 14; mas se você tem um período irregular, o intervalo em que você pode ovular pode ser entre os dias 12 e 16.
Para saber quando é sua data fértil, você deve estar completamente claro sobre a duração do seu ciclo, além de observar os sinais abaixo:
Lembrando que o nosso texto tem caráter meramente informativo. Para informações técnicas e relacionadas ao seu contexto, não se esqueça de marcar consulta com profissional da saúde capacitado.
1. Inchaço e desconforto na barriga
Alguns dos sinais físicos mais claros de que você está ovulando são o inchaço e o desconforto na barriga. Um quinto das mulheres cis e homens trans sentem dor na parte inferior do estômago que pode durar alguns minutos ou até algumas horas.
Esses ocorrem dias antes da menstruação e são devidos à atividade dos ovários.
2. Abundância de muco vaginal
Nos dias anteriores à ovulação, a quantidade de fluxo aumentará consideravelmente e sua textura também mudará. Essas alterações ocorrem devido ao aumento dos níveis de estrogênio.
3. Mais sensibilidade nos seios
Você pode sentir sensibilidade, aperto e até dor nos seios durante a ovulação.
4. Aumento da temperatura corporal
Durante a ovulação, é produzida a hormona progesterona, que aumenta a temperatura corporal entre 0,5º e 1ºC. Para perceber se isso realmente aconteceu, você deve ser rigoroso e medir sua temperatura pela manhã assim que acordar, pois qualquer movimento pode aumentá-la.
5. Aumento do desejo sexual
Muitas mulheres têm um aumento do desejo sexual durante a ovulação.
No entanto, não é um sintoma muito claro porque também pode ocorrer o contrário: a ansiedade gerada por querer engravidar o mais rápido possível pode causar uma diminuição da libido.