No geral, as pessoas não sabem qual é a verdadeira finalidade do umbigo em nosso corpo. Assim como outras partes, como os cílios que protegem os olhos e os fios que protegem o couro cabeludo, essa estrutura também desempenha funções essenciais ao organismo, mesmo após o período do nascimento.
Portanto, mais do que saber a sua função, é fundamental compreender os cuidados para proteção, higiene e saúde do umbigo em nosso corpo.
Dessa forma, é possível manter o organismo equilibrado e saudável a longo prazo, principalmente com o acompanhamento médico especializado. Saiba mais a seguir:
Qual é a verdadeira finalidade do umbigo em nosso corpo?
A princípio, o cordão umbilical esteve conectado desde o umbigo até a placenta na parede uterina da mãe. Por este canal, foram trocados nutrientes, substâncias e até mesmo oxigênio para a continuidade da gestação, com recebimento e envio de resíduos diversos.
Contudo, no momento do nascimento, o cordão umbilical é cortado e no lugar fica uma pequena protuberância com tecido cicatricial.
Também conhecido como umbigo, deve-se entender que o formato dessa estrutura tem a ver com a quantidade de pele transportada ao corpo do bebê por meio do cordão umbilical.
Portanto, não há relação entre o corte realizado pelo médico obstetra e o formato do umbigo. Ainda que na medicina seja utilizado principalmente como uma referência para a anatomia do abdome, no caso de cirurgias ou procedimentos estéticos, existem funcionalidades complementares.
As práticas energéticas, como meditação, yoga e reiki, utilizam o umbigo como ponto de referência para os chacras e diferentes métodos de respiração. Além disso, nos exercícios físicos é utilizado como ponto de equilíbrio, centro de respiração e referência de divisão dos músculos abdominais.