Cuidar da alimentação é muito importante para manter nossa saúde em dia. Para absorver cada benefício dos alimentos que ingerimos diariamente, devemos ter todo o cuidado em seu preparo.
Isso porque alguns alimentos quando consumidos de forma incorreta podem estar contaminados por bactérias, vindo a causar uma intoxicação alimentar.
Desse modo, existem alguns alimentos que não podem ser consumidos crus de forma alguma, sendo eles:
1. Carnes vermelhas
Apesar de algumas pessoas adotarem o gosto no consumo pela carne vermelha mal-passada, há o risco de serem contaminadas por bactérias.
A carne vermelha mais perigosa para o consumo cru é a carne moída. Ela pode promover a propagação de germes quando não for bem cozida e provocar intoxicação alimentar.
2. Carne de frango
A carne de frango pode causar contaminação pela bactéria da Salmonella, entre outras, se não estiver bem cozida. Além disso, é importante destacar que a carne de frango não deve ser lavada antes do cozimento, pois pode vir a propagar bactérias na cozinha.
3. Leite
Não é recomendado o consumo do leite cru, ou seja, o leite que vem diretamente da vaca, pois pode apresentar contaminação por bactérias prejudiciais à saúde.
4. Peixe
Muitas pessoas gostam de consumir peixes crus, principalmente, nos pratos da culinária asiática. Entretanto, o peixe cru pode apresentar bactérias, sendo o mais perigoso o parasita Anisakis, que causa intoxicação alimentar e má digestão.
Assim, para evitar a contaminação, a melhor maneira de se consumir o peixe é cozido. Claro que tudo depende do preparo e da forma de servir o prato, já que isso varia de cultura para cultura.
5. Ovos
O consumo de ovos sem o devido cozimento é extremamente prejudicial à saúde, pois além da intoxicação alimentar, pode até mesmo levar à morte.
Portanto, é importante se atentar aos riscos do consumo de alimentos crus e buscar ajuda médica e nutricional para o acompanhamento.