O cravo-da-índia é uma especiaria que há muito tempo é usado como condimento em diversos alimentos, principalmente em sobremesas. Este ingrediente é amplamente utilizado em diferentes culturas ao redor do mundo.
Esse ótimo ingrediente culinário também é bastante usado em remédios caseiros devido suas propriedades medicinais. Além disso, é repleto de nutrientes e propriedades como fibras, vitamina A, BC e K, além de manganês e ômega 3.
No entanto, há ainda mais benefícios que eles oferecem quando mastigados, veja abaixo. Lembrando que, apesar de todos os benefícios do cravo-da-índia, o consumo excessivo da especiaria ou seus derivados não é recomendado, pois pode causar danos ao fígado.
Ao inseri-lo em sua dieta, consulte um nutricionista.
1. Alivia o desconforto na cavidade oral
Mastigar um cravo é indicado para o tratamento de doenças relacionadas aos dentes e gengivas. Também ajuda a dor de dente e pode eliminar facilmente as bactérias causadas por cáries.
2. Melhora a digestão
O cravo-da-Índia pode aumentar a secreção de enzimas gastrointestinais, isso ajuda na melhor digestão e previne inflamações e indigestão. Ele ajuda a constipação na barriga e náuseas. Além disso, mastigar um cravo irá ajudá-lo a queimar gordura rapidamente.
3. Elimina o mau hálito
Devido a todos os compostos do cravo, é um antisséptico perfeito, ou seja, elimina as bactérias, inclusive as do mau hálito. Dessa forma você pode promover uma melhor saúde bucal.
4. É um ótimo analgésico
O cravo-da-Índia contém uma substância chamada eugenol e ajuda a controlar dores de cabeça, cólicas menstruais e dores moderadas, por isso é um dos melhores aliados das mulheres.
5. Previne o câncer
Um estudo publicado em 2014 mostrou que o extrato de cravo interrompe o crescimento do tumor e promove a morte das células cancerígenas.
Por outro lado, uma investigação em tubo de ensaio concluiu que o óleo de cravo causa a morte celular em 80% das células que causam câncer de esôfago.
Da mesma forma, o cravo contém um composto químico chamado eugenol, que possui propriedades antioxidantes e anticancerígenas. Este componente também mostrou benefícios contra o câncer do colo do útero.