O chá de alecrim é uma bebida benéfica para a saúde mental e física dos indivíduos, pois possui diversos efeitos relacionados às características medicinais dessa planta. Neste sentido, consiste numa infusão natural feita com a erva em diferentes estados, tanto ressecada quanto colhida in natura.
No geral, o alecrim oferece uma série de efeitos antioxidantes, além de ter um grande potencial energético e um alto teor em vitaminas. Saiba mais a seguir.
Lembrando que o nosso texto tem caráter meramente informativo. Para dietas e outras informações específicas, é indispensável consultas com nutricionistas.
5 benefícios do chá de alecrim
1) Ajuda na digestão
O alecrim é composto por uma série de substâncias como a vitamina C, fibras e antioxidantes que auxiliam no processo de digestão. Além disso, contribui para a absorção de ferro e outros minerais essenciais ao organismo.
2) Auxilia na circulação sanguínea
Em resumo, o chá de alecrim ajuda no controle do colesterol, possui um efeito anticoagulante que ajuda no fluxo sanguíneo. Como consequência, também contribui para a oxigenação dos sistemas orgânicos.
3) Combate do estresse
O chá de alecrim é rico em compostos fenólicos que auxiliam na memória, raciocínio e manutenção das atividades do sistema nervoso.
Ademais, possui um potencial efeito calmante que ajuda no tratamento do estresse e da ansiedade, mas claro, sem substituir o acompanhamento médico profissional.
4) Trabalha na cicatrização
A ação antibiótica e antioxidante ajuda no tratamento de problemas como gastrite e tendinite, mas também na cicatrização de feridas, seja como chá de alecrim ou como infusão diretamente nos machucados.
5) Ajuda na eliminação de toxinas
Em resumo, o chá de alecrim é um potente diurético porque possui substâncias que favorecem a desintoxicação do organismo e no combate às inflamações. Sendo assim, atua na eliminação de líquidos acumulados, fortalecendo a imunidade contra doenças com resfriados ou gripes sazonais.