A cafeína é um composto fitoquímico que tem como principal característica a ação estimulante sobre o sistema nervoso central. Isso ajuda o indivíduo a ter mais concentração e mais energia na hora de realizar atividades do dia a dia e inclusive, na hora dos treinos, por exemplo.
A substância é geralmente consumida através do café. Mas ela está presente também em outras bebidas, como a exemplo dos chás. Essas bebidas podem ser uma alternativa para quem está precisando ter mais energia no dia a dia, mas não podem ou não gostam de beber café.
A seguir, conheça 5 opções de chá que possuem cafeína em sua composição e que vão te dar mais energia. Recado importante: O conteúdo deste texto é meramente informativo. Caso perceba que está sem energia para realizar as atividades do seu dia a dia, procure um profissional da saúde de sua confiança, para descobrir a causa e possível tratamento, se for o caso.
Também vale reforçar que a cafeína, se consumida em excesso, pode fazer mal à saúde. O ideal é marcar consultas regulares com nutricionistas e/ou especialistas na área de gastroenterologia.
1. Chá de guaraná
Ingrediente de alguns refrigerantes e energéticos, o guaraná é usado há séculos pelos indígenas da Amazônia para ter mais energia. Um dos motivos é que o ingrediente possui taurina e açúcar em sua composição, o que lhe garante propriedades energéticas.
O guaraná ainda é fonte de cafeína, outra substância que nos ajuda a ter aquela energia extra no dia a dia.
2. Chá preto
O chá preto é umas das bebidas com cafeína que nos dão energia no dia a dia. Ele é extraído da mesma erva que o chá verde (Camellia sinensis), se diferindo apenas em relação ao processo de elaboração que o deixa mais escuro e com uma quantidade maior de cafeína.
3. Chá verde
Um dos chás mais famosos quando o assunto é energia, sem dúvida, é o chá verde. Embora a sua quantidade de cafeína seja menor que a do chá preto, uma xícara de chá verde pode conter cerca de 25 a 40 miligramas de cafeína.
Para fins de comparação, 240 ml de café possui entre 60 a 120 mg da substância, enquanto a mesma quantidade de chá verde, possui 20 mg.
4. Chá matcha
Extraído da planta Camellia sinensis, a mesma da qual se extrai o chá verde e o chá verde, o chá matcha é outra bebida tida como fonte de energia para enfrentar o dia a dia. Em uma xícara desse chá é possível conter 75 miligramas de cafeína.
5. Chá-mate
O chá-mate é também uma fonte de energia. Ele possui menos cafeína que o café, mas possui essa substância em maior quantidade quando comparada ao famoso chá-verde, por exemplo.