Será que tomar café em jejum, logo após acordar, faz mal para a saúde ou não tem problema? Quem acorda cedo e sente o cheiro de um café recém-passado não consegue resistir à vontade, mas existe uma pesquisa da Universidade de Bath, no Reino Unido, que analisou os efeitos desse consumo em jejum.
O estudo ainda analisou os efeitos desse consumo após uma noite de sono de má qualidade, levando em consideração o tipo de bebida e o número de interrupções noturnas. Confira mais a seguir:
Pode tomar café em jejum?
De acordo com a pesquisa, tomar café em jejum, logo após acordar, pode ser prejudicial para controlar os níveis de açúcar no sangue, em especial depois de uma noite de sono mal dormido.
Publicado no periódico científico British Journal of Nutrition, os resultados foram obtidos a partir da análise com 29 homens e mulheres saudáveis.
Durante o período de análise, os envolvidos na pesquisa se submeteram a três experimentos noturnos, de maneira aleatória. Uma parte dos voluntários tinham uma noite normal de sono e tomavam café da manhã em jejum, logo após acordar.
Outros voluntários eram acordados a cada cinco minutos e deviam tomar um pouco de café com açúcar. No último grupo, os indivíduos tinham o sono interrompido durante a noite, mas tomavam café sem açúcar e consumiam a bebida cerca de meia hora antes do café da manhã.
Os resultados foram obtidos após a coleta de sangue dos participantes de cada grupo. A pesquisa comprovou que os indivíduos que consumiram o café sem açúcar antes do café da manhã obteve um aumento de 50% de glicose no sangue durante a refeição.
Portanto, é essencial aliar uma boa noite de sono com a alimentação saudável, tomando cuidado com o consumo do café.