Os benefícios de estar na natureza são muitos. Portanto, quando nos aproximamos dela, fazemos um favor ao nosso cérebro e corpo. Isso é válido para todas as idades e estilos de vida, já que o ar livre oferece um dos melhores estímulos para o nosso bem-estar físico e mental.
De fato, um estudo mostra que passar ao menos uma hora em contato com a natureza muda não apenas seu humor, mas também o funcionamento de seu sistema nervoso.
Os autores mostram que a natureza tem um impacto positivo nas regiões do cérebro envolvidas no processamento do estresse e que isso já pode ser observado após uma hora de caminhada. Isso contribui para a compreensão de como nosso ambiente físico afeta a saúde cerebral.
Mesmo uma curta exposição à natureza diminui a atividade da amígdala, sugerindo que uma caminhada por dia pode servir como uma medida preventiva contra o desenvolvimento de problemas de saúde mental e amortecer o impacto potencialmente desvantajoso da cidade no cérebro.
Outros benefícios de estar em contato com a natureza incluem:
Reduz o estresse
Ficar ao ar livre reduz a raiva, o medo e o estresse e aumenta as sensações agradáveis. Consequentemente, também pode ajudar a reduzir a pressão arterial, a frequência cardíaca, a tensão muscular e a produção de hormônios do estresse.
Mesmo ver a natureza de uma janela está associado a menor estresse e mortalidade reduzida.
Reduz a inflamação
A inflamação é um processo natural que o corpo usa para responder a ameaças. No entanto, quando há muita inflamação no corpo, ela está associada a outras doenças, como doença inflamatória intestinal, depressão e câncer.
Passar um tempo na natureza pode ser uma maneira de ajudar a mantê-la sob controle. Em outro estudo, pacientes idosos que foram enviados em uma viagem de uma semana para a floresta mostraram sinais reduzidos de inflamação, bem como algumas indicações de que a caminhada na floresta teve um efeito positivo em sua hipertensão.
Alivia sintomas de depressão e ansiedade
Simplesmente sentar em um espaço verde ou ouvir o som da água caindo ajuda as pessoas a se sentirem mais vivas e, para aqueles que lutam contra a depressão ou sentimentos de desesperança, esse é um estímulo imensurável.
Ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental podem ser aliviados por algum tempo ao ar livre, especialmente quando combinado com exercícios.
Se você escolher passar algum tempo em contato com a natureza, aliando seus benefícios à prática de atividade física, consulte um profissional capacitado para orientá-lo de acordo com a sua necessidade.