Comer bem é fundamental para ter saúde, por isso é importante conhecer melhor os alimentos que fazem parte da nossa rotina e, se for possível, consultar um profissional da área de nutrição, que é quem pode avaliar sua rotina alimentar e elaborar um plano de dieta que atenda às suas necessidades.
Hoje, falaremos especificamente sobre alguns alimentos que você talvez não saiba, mas que fazem mal para a saúde quando consumidos diariamente. Veja quais são eles:
Margarina
Esse ingrediente tão popular na mesa do brasileiro é feito por óleos vegetais hidrogenados, o que torna a margarina uma fonte poderosa de gorduras do tipo trans. Se puder, prefira usar manteiga.
Carnes processadas
Aquela salsicha do cachorro-quente não deve ser consumida com muita frequência, hein?
O problema das carnes processadas (que incluem também bacon, presunto, salaminho e linguiça) é que elas são feitas com muito sódio e gordura, colaborando com o aumento de peso, ajudando a aumentar a pressão arterial e os níveis de colesterol.
Refrigerantes
Embora essa bebida seja popular, ela não deve ser consumida com frequência. O motivo está nas altas quantidades de açúcar utilizadas para preparar os refrigerantes, fazendo deles uma grande fonte de calorias vazias.
Frituras
Aquela batata frita é tentadora, a gente sabe, mas ela faz mal à saúde se consumida diariamente. O problema das frituras é a alta quantidade de gorduras saturadas que ingerimos por tabela, já que o preparo é feito na imersão dos alimentos em óleo.
Produtos enlatados
O vilão da vez está nas latas, que contêm um elemento chamado bisfenol, que faz mal ao corpo e pode, inclusive, alterar os níveis hormonais.
Macarrão instantâneo
Para ficar pronto em tão pouco tempo, esse macarrão é frito, o que significa que ele tem mais calorias e óleo do que o ideal. Esse produto também é uma grande fonte de sódio, prejudicando a saúde quando consumido com frequência.
Pães brancos
Aquele pãozinho de sanduíche não é tão inocente assim. Como são feitos com farinha de trigo branca, os pães brancos têm poucos nutrientes e não trazem benefícios à saúde. Sempre prefira as versões integrais.
É claro que você não precisa deixar de consumir esses produtos, mas é interessante reduzir a frequência e preferir as opções mais saudáveis sempre que possível.
Para saber qual é a dieta mais indicada para o seu caso, o ideal é marcar uma consulta com um profissional da área de nutrição.
Este texto tem caráter apenas informativo. Não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento.