Alguns alimentos podem “roubar” sua memória por atingirem as atividades cerebrais. Nesse sentido, o principal determinante é a pobreza em nutrientes, que acaba favorecendo o desenvolvimento de enfermidades cardiovasculares, diabetes, obesidade e muitos outros.
A seguir, listamos alguns alimentos que podem “roubar” a memória, com base na entrevista realizada com a nutricionista Hortência Kettelen Souza Luz.
A profissional é formada em nutrição pela Universidade Federal de Goiás, residente em Terapia Intensiva pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG). Ela tem experiência em consultório e, hoje, trabalha na área hospitalar.
4 alimentos que podem “roubar” sua memória
Segundo a nutricionista Hortência Kettelen Souza Luz, as gorduras trans e aditivos são extremamente prejudiciais para a memória humana. O consumo excessivo desse tipo de gordura, e demais aditivos químicos, podem causar efeito prejudicial à saúde em relação ao desempenho cerebral.
Além disso, a longo prazo e com consumo excessivo desses alimentos, pode acarretar estados de demência, déficit de atenção, ansiedade e depressão. Confira a lista de 4 alimentos que devem ser evitados para preservar sua memória:
1. Batata frita
O consumo desse alimento frito, desde a batata pré-frita e congelada até os salgadinhos industrializados, passando pela versão descascada, cortada e frita em casa, em excesso, pode ser extremamente prejudicial à saúde.
A batata frita em excesso pode provocar problemas cardiovasculares, de memória, nas artérias e no coração, aumentar o colesterol ruim (LDL) e provocar doenças como diabetes.
2. Biscoito recheado
Esse alimento é rico em açúcares e gorduras saturadas, que são relacionadas à doenças cardiovasculares. Além disso, aumentam as taxas de LDL (o colesterol “ruim”) no sangue. Algumas têm gorduras trans, que aumentam o risco de doenças cardíacas.
3. Sorvete
Sorvetes são deliciosos para consumo em um dia quente de verão. Contudo, o excesso dele pode ser prejudicial à sua saúde. O alimento possui muita gordura, em especial a gordura trans, além de açúcar, que aumenta o colesterol ruim e triglicerídeos.
O sorvete não contém apenas açúcar em excesso, mas também os perigosos corantes e saborizantes artificiais, conhecidos na comunidade científica como neurotoxinas, podem causar danos ao cérebro e ao sistema nervoso.
4. Doces industrializados
Os doces industrializados podem ser irresistíveis, mas é preciso ter cautela com seu consumo em excesso.
Uma dieta rica em industrializados, além de ser bastante calórica e pouco nutritiva, ainda aumenta as chances de desenvolvimento de problemas cardiovasculares, gástricos e respiratórios, além de alergia e colesterol elevado.