Originária da Ásia, a cúrcuma, denominada também de açafrão-da-terra, é uma planta conhecida pelo uso na preparação de diversos pratos e, principalmente, pelo seu poder medicinal. Ela é utilizada tradicionalmente na medicina Ayurveda – o mais antigo sistema de saúde conhecido até então – há cerca de seis mil anos.
O seu poder medicinal se dá graças a diversas propriedades que possui. Conheça algumas delas abaixo:
- Antioxidante;
- Antidepressiva;
- Anti-inflamatória;
- Antibacteriana;
- Antiespasmódica;
- Antidiarreica;
- Anticancerígena;
- Cardioprotetora;
- Hepatoprotetora;
- Sedativa;
- Regula a pressão arterial;
- Neuroprotetora;
- Antiviral;
- Antifúngica;
- Antiescorbútica;
- Diurética.
A seguir, confira os benefícios que a cúrcuma traz ao nosso organismo, graças a algumas de suas propriedades.
1. Fortalece o sistema imunológico
A cúrcuma possui propriedades antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana. Isso ajuda a equilibrar o sistema imunológico e, por consequência, fortalece o nosso organismo contra gripes e resfriados, por exemplo.
2. Ajuda a aliviar as inflamações da pele
Graças à sua propriedade anti-inflamatória e antimicrobiana, a cúrcuma ajuda a aliviar as inflamações da pele, como acne, eczema e psoríase.
3. Ajuda a aliviar os sintomas da depressão
A cúrcuma ajuda a aliviar os sintomas da depressão em virtude, por exemplo, de sua ação na concentração dos neurotransmissores e no estresse oxidativo. A raiz ajuda a aliviar também os sintomas do estresse e da ansiedade.
4. Auxilia na redução dos sintomas da TPM
Ao ingerir cúrcuma durante o tensão pré-menstrual (TPM), quem tem útero consegue ver uma melhora nos sintomas desse quadro, uma vez que a raiz ajuda a modular os neurotransmissores, reduzir os níveis de cortisol e estresse, e ainda alivia as dores por ter propriedade anti-inflamatória.
5. Melhora o funcionamento do sistema digestivo
Em virtude de sua propriedade anti-inflamatória, a cúrcuma alivia as cólicas abdominais, diarreia e a constipação, auxiliando na melhora do funcionamento do sistema digestivo.
Além disso, a raiz, graças a sua substância curcumina, ajuda a proteger o estômago e reduzir os riscos de se desenvolver uma úlcera. Por conta de sua propriedade antibacteriana, ela ainda protege o intestino contra a formação de bactérias e contra o crescimento da H. pylori, bactéria que causa a gastrite.
Recado importante: o conteúdo contido neste texto é apenas informativo. Caso queira usufruir das propriedades da cúrcuma, procure antes um profissional da saúde de sua confiança.