Misturar alimentos é algo comum e que fazemos em praticamente todas as refeições do dia. Justamente por isso, acabamos deixando passar algumas combinações que atrapalham a forma como nosso organismo absorve alguns nutrientes e prejudicam a digestão.
Hoje, falaremos de combinações que devem ser evitadas sempre que possível. Confira algumas delas a seguir:
Café com leite
Já começamos criando polêmica. O bom e velho café com leite, embora seja um clássico, é também uma combinação que não dá certo. O problema desse casamento é que a cafeína, abundante no café, compromete a absorção do cálcio do leite.
Pepino com tomate
A saladinha clássica também tem suas questões. Consumidos separadamente, não há problema, mas a combinação de pepino com tomate resulta na formação de sais, que causam inchaço e dificultam a digestão.
Refeição salgada com fruta
Se você come banana com arroz e bife, por exemplo, saiba que essa mistura prejudica a digestão dos alimentos.
O motivo está no açúcar das frutas, que aumenta a fermentação dos ingredientes salgados.
Carne e batata
Tira a avó de perto, pois ela vai ficar brava agora. O problema dessa combinação é que proteína animal e alimentos ricos em amido, como a batata, resultam em uma produção excessiva de gases durante a digestão.
Massas e carne moída
Seu macarrão à bolonhesa é delicioso, mas indigesto. O problema da proteína animal com o carboidrato é que a digestão desses dois, juntos, resulta em compostos químicos que podem provocar doenças cardiovasculares.
Pode comer, mas nem sempre.
Maionese e atum
Aquele patê que você faz misturando os dois ingredientes é saboroso, a gente sabe, mas essa combinação retarda o processo de digestão e faz com que você se sinta empapuçado.
Refrigerante com almoço
Além das altas doses de açúcar, o refrigerante é conhecido por dificultar a absorção dos nutrientes de alguns alimentos, como espinafre e beterraba.
Lembre-se de que o segredo de uma boa alimentação é sempre o equilíbrio. Se quiser seguir uma dieta específica para o seu caso, consulte um nutricionista.