É verdade que usar alho no cabelo faz os fios crescerem mais rápido?

Você já ouviu falar do tratamento capilar à base de extrato de alho? Será que ele funciona mesmo?

Cuidar dos cabelos pode ser uma tarefa trabalhosa e cara, por isso existem várias receitas caseiras difundidas nas redes sociais, com a promessa de garantir saúde, brilho e hidratação para os fios.

continua depois da publicidade

Uma das receitas mais populares no momento tem a ver com o crescimento mais rápido dos fios. À base de alho, o tônico capilar é fonte de vitaminas e minerais que trazem benefícios às madeixas e ao couro cabeludo.

Ainda que nosso primeiro raciocínio seja o de que, se é natural, não tem problema, a verdade não é bem assim. O tônico de alho não deve ser utilizado por qualquer pessoa e de forma indiscriminada.

continua depois da publicidade

Feito com extrato de alho, esse tônico tem propriedades anti-inflamatórias e, realmente, pode contribuir com o crescimento dos fios, até mesmo porque a inflamação do couro cabeludo é um dos fatores que comprometem o nascimento de novos cabelos.

O alho também é rico em propriedades antifúngicas e antibacterianas, por isso melhora a saúde de pessoas que têm caspa, excesso de oleosidade e que vivem com coceira na cabeça.

Então tá liberado?

Ainda que o tratamento com alho seja uma boa ideia, nem todas as pessoas devem usar o produto, que funciona principalmente em pacientes que tratam a alopecia areata, doença autoimune que culmina na perda de cabelos e pelos corporais.

continua depois da publicidade

Pessoas que não têm a doença podem apresentar reações alérgicas, como vermelhidão, coceira, irritação na pele e dor. Além disso, os produtos vendidos sem prescrição médica costumam ter uma concentração muito baixa do extrato de alho, o que não traria os resultados esperados.

Algumas pessoas colocam o extrato de alho diretamente no xampu, esperando que a mistura promova hidratação dos fios, mas isso também não é recomendado nem conta com respaldo científico.

Na dúvida, é importante consultar um médico dermatologista, que pode avaliar o seu caso em específico e prescrever os eventuais tratamentos necessários.

continua depois da publicidade