Falar sobre inteligência emocional é falar também a respeito de questões que envolvem aspectos nem sempre positivos, como culpa, medo, inveja e responsabilidade afetiva. A melhor maneira de aprender a lidar com as próprias emoções é através da psicoterapia, que nos ajuda a reconhecer e elaborar o que sentimos.
Além disso, você pode tentar, na prática, ter algumas atitudes bacanas em termos de inteligência emocional. Confira algumas delas a seguir:
Reconheça suas emoções antes de reagir
Nem sempre sabemos por que explodimos em meio a uma discussão de casal, por exemplo. Por isso é importante treinar para reconhecer suas emoções.
Sempre que possível, faça perguntas a si mesmo: O que estou sentindo? Por que estou sentindo isso? Essa sensação tem a ver comigo e com a minha história? Por que descontei na outra pessoa?
Aprenda técnicas de respiração
As técnicas de respiração são ótimas para acalmar sua mente e evitar situações que, em pouco tempo, causam arrependimento. Antes de explodir, vá até um lugar calmo e respire tranquilamente durante alguns instantes. O seu “eu do futuro” vai agradecer.
Não finja saber sobre um assunto
Quando você vive com medo de perguntar ou tirar dúvidas, isso gera um comportamento repetitivo e danoso. Não há problemas em fazer perguntas para um chefe ou professor, por exemplo. Admitir suas ignorâncias é sinal de inteligência, não de burrice.
Leve o outro em consideração
Toda situação tem dois pontos de vista. Ainda que você esteja com raiva em relação a alguma questão do trabalho, por exemplo, é importante se lembrar de que outras pessoas estão envolvidas e elas também têm suas demandas.
Aprender a olhar outros pontos de vista é fundamental para ser uma pessoa emocionalmente inteligente.
Peça desculpas
Pedir desculpas, ainda que seja algo simples, é uma tarefa difícil para muitas pessoas. Por trás de um pedido de desculpas, no entanto, há uma pessoa capaz de reconhecer que errou e de entender que, às vezes, admitir o erro e se desculpar é o que basta para que as relações fiquem mais leves e proveitosas.
Viu só como é simples ser uma pessoa emocionalmente inteligente? Lembre-se de fazer esses exercícios diariamente e, com o tempo, eles serão parte do que você é.