A redução no número de plaquetas é conhecida como plaquetopenia, que pode ter várias causas, como doenças infecciosas, uso abusivo de álcool, tratamento com quimioterapia, doenças hematológicas, deficiências vitamínicas, entre outras.
O acompanhamento médico é imprescindível em qualquer caso, e é muito provável que o profissional oriente algumas mudanças de estilo de vida e cuidados básicos com a alimentação.
A seguir, listamos alguns alimentos que ajudam a aumentar as plaquetas do seu corpo. Veja quais são eles:
Batata-doce
A queridinha de quem faz musculação é também um ótimo alimento quando o interesse é aumentar o número de plaquetas. Rica em betacaroteno, antioxidante importante para o corpo, a batata-doce também ajuda o corpo a produzir vitamina A e faz bem para a saúde, de um modo geral.
Abóbora
A abóbora é um alimento nutritivo que contém vitaminas e aminoácidos necessários para a formação de plaquetas. Tanto a polpa quanto as sementes podem ser consumidas frequentemente, pois ajudam na formação de vitamina A.
Lentilha
Como é rica em ferro, a lentilha é fundamental para que as células sanguíneas do seu corpo sejam saudáveis.
Folhas verdes
A couve e o espinafre, por exemplo, também são aliados importantes na produção de plaquetas. Como são fontes abundantes de ferro, essas folhas devem fazer parte da sua dieta.
Tomate
Por ser rico em licopeno, o tomate também ajuda o corpo a funcionar melhor e tem ação antioxidante. Consuma sempre, por meio de molhos, saladas e sucos.
Mamão papaya
Já existem estudos relacionados às propriedades do mamão papaya em relação à produção de plaquetas. Além disso, é uma fruta ideal para começar o dia e colaborar com o bom funcionamento do intestino.
Frutas cítricas
Laranja, kiwi, limão, tangerina, abacaxi e outras frutas azedinhas são ótimas fontes de vitamina C e E, por isso colaboram com o bom funcionamento do sistema imunológico. Além disso, consumir uma fruta cítrica depois do almoço ajuda o corpo a absorver melhor o ferro dos alimentos.
Lembre-se de que este texto tem caráter informativo. Para obter recomendações específicas sobre dieta, o ideal é consultar um bom nutricionista.