O açafrão-da-terra, mais conhecido como cúrcuma, é um tempero que vemos com frequência nas cozinhas de todas as regiões do país, mas que ainda não é totalmente conhecido quando pensamos nos benefícios que esse pó amarelinho traz para a saúde.
Com propriedades de ação anti-inflamatória, essa raiz pode ser utilizada em diversas receitas, até mesmo devido ao seu sabor mais suave. De caldos, sopas, guisados e até em meio ao ovo mexido de todo dia, a cúrcuma é um ingrediente especial e que faz bem para o corpo.
Veja alguns dos seus benefícios principais:
Benefícios do açafrão-da-terra
Faz bem à saúde do coração
O consumo regular dessa especiaria colabora com a saúde dos vasos sanguíneos, ajuda a prevenir doenças como derrame ou infarto e, para melhorar, colabora com a redução dos riscos de insuficiência cardíaca.
Colabora com o bom humor
Já existem evidências de que a cúrcuma colabora com o alívio dos sintomas da depressão leve. Além disso, a raiz ajuda a diminuir a irritabilidade típica da tensão pré-menstrual nas mulheres.
Alivia incômodos estomacais
Se você é do tipo que, quando fica mais nervoso ou ansioso, sente desconfortos no estômago, saiba que o consumo regular de cúrcuma é uma forma de diminuir esses sintomas. Coloque o açafrão-da-terra em seus temperos normais (pode ser até no feijão) e veja a diferença.
É um alimento nutritivo
Além de deixar suas receitas mais coloridas e saborosas, a cúrcuma é um produto com alto valor nutricional. Rica em minerais como potássio e cálcio, ela também tem altos níveis de ferro, vitamina C e as vitaminas do complexo B.
Faz bem à visão
O uso da cúrcuma é especialmente benéfico para os idosos, que estão sujeitos à degeneração macular ocasionada pelo avanço da idade. Já se sabe, por exemplo, que o uso frequente do produto melhora o funcionamento da retina.
Lembre-se de que nenhum ingrediente ou alimento tem o poder de, sozinho, mudar a vida de uma pessoa. É preciso ter hábitos de vida saudáveis e, claro, marcar uma consulta com uma nutricionista para ter suas necessidades alimentares avaliadas e descobrir quais são os alimentos mais indicados para o seu caso.