Verduras e legumes são fundamentais em qualquer dieta e cardápios dos mais variados. Saber preparar o alimento também é de extrema importância. Pois, desse modo, se extrai o melhor dos nutrientes que a comida pode oferecer.
Entretanto, algumas verduras e legumes são melhores aproveitados se forem ingeridos crus, apenas passando pelo processo de lavagem. Lembrando que o nosso texto tem caráter meramente informativo.
Caso queira consultar informações mais específicas, não se esqueça de marcar consulta com profissionais capacitados.
1) Couve-flor
Rica em vitaminas A e C, assim como em clorofile glicosinalatos, a couve-flor é indispensável em muitos menus e dietas. Contudo, ela pode perder até 40% de nutrientes caso seja cozida.
Em casos que é levada ao forno, ela pode perder o zinco, ferro, cálcio e demais valores nutricionais.
2) Brócolis
Outro alimento que reina nos lares brasileiros é o brócolis. Esta verdura é utilizada em diversas receitas, porém, para se extrair o melhor do alimento, é altamente indicado que seja consumido cru.
Até porque esse super alimento possui altas doses de sulforafano, substância que combate o cancro.
3) Beterraba
A beterraba é rica em minerais como ferro, vitaminas C e B e acido fólico. Além disso, tem muito potássio e aumenta a glicose do organismo.
Caso seja levada ao forno ou fervida na água, perde-se todos esses valores nutricionais.
4) Alface
Um dos queridinhos de todos e que vai bem com a maioria das receitas, o alface tem de ser ingerido cru, para melhor aproveitamento de seus nutrientes.
Ele é rico em fibras e pode ter seus valores nutricionais dissolvidos caso entre em contato constante com água quente.
5) Cenoura
A cenoura caso seja cozida pode perder cerca de 10% a 50% da vitamina C presente no alimento. Rica também em sódio, potássio, carboidratos e vitamina A, ela também perde esses valores nutricionais se levada ao forno.
Assada, os minerais como sódio e potássio são minimizados e seus efeitos diminuídos.