A gastrite é uma doença causada devido a uma inflamação nas paredes do estômago, ocasionando sintomas clássicos como queimação, dores abdominais, enjoos, azia, diminuição de apetite, diarreia, vômitos e surgimento de sangue nas fezes.
Para a realização do diagnóstico, é fundamental a avaliação de um médico especialista, preferencialmente um gastroenterologista. Depois de uma boa anamnese, que é o momento no qual o paciente relata todas as queixas, o médico pode solicitar outros exames, como a endoscopia.
As causas mais comuns da gastrite incluem a presença da bactéria Helicobacter pylori (estima-se que mais de 50% da população brasileira tenha essa bactéria no estômago), uso de medicamentos anti-inflamatórios em excesso, avanço da idade e ingestão frequente de certos alimentos e bebidas. Além disso, o consumo de álcool e cigarro também é conhecido por piorar os sintomas.
O tratamento varia conforme a gravidade da doença, por isso é fundamental a avaliação do médico especialista. De qualquer forma, sabemos que alguns alimentos específicos são conhecidos por piorar os sintomas da doença, especialmente a queimação e o enjoo. Veja quais são eles:
- Café;
- Chocolate;
- Abacaxi;
- Tomate;
- Frituras em geral.
Se você estiver fazendo o tratamento para gastrite ou se suspeita de que esse pode ser o seu diagnóstico, o melhor a fazer é evitar esses alimentos, que podem piorar os sintomas da doença logo após o consumo.
Existem alguns alimentos, por outro lado, que são conhecidos porque protegem as paredes do estômago. São eles:
- Ovos;
- Mamão;
- Iogurte;
- Água de coco;
- Gelatina;
- Batata;
- Pão integral.
Se você quiser uma dieta elaborada especificamente para o tratamento da doença, além de pedir dicas para o gastroenterologista, marque uma consulta com uma boa nutricionista, que saberá conduzir a sua alimentação da melhor maneira possível.
Nossos textos sobre saúde aqui no Tudo Bahia têm caráter apenas informativo e não substituem, de modo algum, uma avaliação médica e nutricional.