O tempo seco pode não ser a única causa para o sangramento nasal. As hemorragias nasais, também conhecidas como epistaxe, têm muitas origens e condições variadas para ocorrer.
Não possuem idade certa pra acontecer e pelo menos metade da população adulta já passou pela situação. Contudo, apesar de parecerem assustadoras, elas são bem usuais e não indicam algo mais severo. Veja conosco 3 causas mais comuns do sangramento do nariz.
1) Hipertensão
É difícil de identificar sinais claros de que uma pessoa está com hipertensão. Entretanto, em estágios mais graves, em que a pressão está muito alta, o indivíduo pode acabar sofrendo de epistaxe.
Ela vem acompanhada de dores de cabeça e tonturas. O ideal nesses casos é consultar um médico para controlar a situação. Lembrando que o nosso texto tem caráter apenas informativo. É sempre importante solicitar opinião médica para o melhor diagnóstico.
2) Desvio de septo
O desvio de septo não é só responsável pela apneia ou pelo sono de má qualidade. Na realidade, essa condição também pode resultar no sangramento nasal. Por conta da diminuição de ar na cavidade nasal, pode-se ocasionar drenagem de secreções e ressecamento excessivo.
Desse modo, é ocasionado as inflamações nas áreas e a criação de “crostas” nasais, que aumentam a chance de acontecer a epistaxe. Em casos mais severos, pode ser necessário a intervenção médica por meio de uma cirurgia simples.
3 – Sinusite
Muitos infelizmente sofrem do mal da sinusite. Essa inflamação dos seios nasais possui diversos sintomas, como dores de cabeça, secreções e sensação de peso. Além disso, também pode ocasionar sangramento nasal.
Entretanto, a epistaxe só ocorre em casos mais graves e crônicos, quando existe um aumento na vascularização nasal.