Todos os dias, surgem novas dietas que prometem sucesso para quem tem objetivo de emagrecer. Muitas vezes, o carboidrato e glúten aparecem como vilões, mas será que o glúten realmente faz mal à saúde?
A resposta é: não. De acordo com a nutricionista Hortência Kettelen Souza Luz, formada em nutrição pela Universidade Federal de Goiás, entrevistada pela equipe do Tudo Bahia, não há qualquer pesquisa, estudo, ou mesmo testes científicos conclusivos que indiquem que o glúten faça mal à saúde.
O que é o glúten?
Ainda de acordo com a profissional entrevistada, o glúten é uma proteína vegetal que está presente em alguns cereais consumidos no cotidiano, como trigo e aveia, insumos utilizados na fabricação de pães, cerveja, macarrão, biscoito, entre muitos outros alimentos.
Por ser uma proteína alimentar, o glúten pode ser consumido livremente sem causar danos à saúde para a maioria das pessoas. Contudo, algumas pessoas podem ser intolerantes ou alérgicas a essa proteína. Aí sim o seu consumo pode desencadear uma série de sintomas, principalmente gastroentéricos como gases, diarreia e sintomas de reações alérgicas.
Caso haja suspeita de uma possível alergia ou intolerância ao glúten, procure um profissional adequado e faça os exames necessários para o diagnóstico.
Dessa forma, uma dieta restritiva, ou seja, que elimina totalmente o glúten da alimentação, só é necessária para quem apresenta algum tipo de reação ao seu consumo, tais como: pessoas com doença celíaca ou com intolerância ao glúten.
Conheça 8 alimentos que encontramos o glúten
Quando consumido com moderação, o glúten, ao chegar ao intestino delgado, ajuda na proliferação e renovação das bactérias “do bem”, que auxiliam na digestão alimentar.
Confira alguns dos alimentos que possuem o glúten em sua composição:
- Trigo e todos os seus derivados;
- Centeio e derivados;
- Cevada e derivados;
- Sorvetes industrializados;
- Embutidos;
- Malte;
- Molhos para salada;
- Aveia.
Além disso, é preciso se atentar sempre aos rótulos dos produtos, pois esses ingredientes podem ser encontrados nos mais diversos tipos de alimentos. O recomendado é sempre ler a composição nutricional na embalagem dos produtos antes do consumo.