Desde o nascimento do primeiro dente na boca de um bebê, é preciso começar a fazer a escovação dos dentes, mas, ainda que esse seja um hábito corriqueiro e necessário, nem todas as pessoas sabem fazer a higiene bucal da maneira correta, sabia?
Para garantir que você esteja cuidando do jeito adequado dos seus dentes e da sua boca, a equipe do Tudo Bahia conversou com a odontóloga Tatianne Miguel Costa Santos, especialista em Reabilitação Oral e Prótese Dentária.
Erros comuns na escovação bucal
De acordo com a explicação da odontóloga, os erros mais comuns quando falamos em higiene bucal incluem o uso excessivo de força durante a escovação em associação com a escolha por uma escova de dentes com cerdas duras demais.
Essa combinação pode resultar em traumas bucais, ocasionando recessões gengivais, sensibilidade nos dentes e, inclusive, desgaste da estrutura dentária.
Tatianne também explicou que essas questões podem ser agravadas quando o ambiente bucal está ácido demais — a acidez pode acontecer por problemas estomacais ou pelo consumo de alimentos que deixam o pH da boca mais baixo (café, açúcar, frutas cítricas, vinhos etc).
É muito comum também que os pacientes não usem fio dental ou passem o material entre os dentes após a escovação.
Conforme a explicação da odontóloga, o ideal é usar o fio dental antes de escovar os dentes, pois isso elimina os resíduos dos alimentos e a placa bacteriana, ajudando os componentes químicos da pasta de dente a atingirem toda a superfície dos dentes.
Outro erro comum em relação à higiene oral é acreditar que o enxaguante bucal substitui a escovação e esquecer de escovar a língua — na verdade, o uso do enxaguante é necessário apenas quando há recomendação do dentista.
Se você comete algum desses erros, agora é só mudar seus hábitos e, claro, visitar o dentista duas vezes ao ano.