Todo mundo já ouviu o ditado de que você é o que você come, então se o seu prato tem muitas coisas saudáveis é mais provável que seu corpo também tenha essas qualidades, adquiridas dos alimentos.
Seguindo esse raciocínio, quando ingerimos comidas com grandes quantidades de gorduras, de açúcares ou de sal, dificultamos o trabalho do nosso corpo para processar essas substâncias. Mas não pense que elas são essencialmente ruins, o maior problema é que nossa espécie se desenvolveu para viver em um ambiente selvagem, com menos alimentos disponíveis.
Nesse mundo mais simples e difícil, substâncias como sal, açúcar e gordura eram muito importantes e raras. Então nosso corpo não consegue lidar com a quantidade desses produtos que estão presentes em diversos alimentos disponíveis nos mercados de hoje.
Confira a seguir a lista com sete alimentos que seria bom você tentar consumir o mínimo possível.:
1. Frituras em óleo vegetal
Quando preparamos alimentos fritos, fazemos com que eles fiquem muito mais gordurosos e calóricos. Isso pode prejudicar seu colesterol e colaborar para quadros de obesidade.
2. Bolacha Recheada
Riquíssimas em açúcares simples, esses alimentos podem prejudicar a saúde bucal, levando, ou piorando, quadro de cáries e gengivite. Além de açúcar, elas também possuem muita gordura, o que cria uma mistura potencialmente prejudicial para o aparelho gastrointestinal.
3. Embutidos e/ou carnes processadas
Nesse grupo entram salsicha, alguns tipos de linguiça, presunto e mortadela. Esse grupo de alimentos possui altas quantidades de conservantes, sal e realçadores de sabor e, tudo isso junto, pode piorar quadros de pressão alta ou problemas intestinais.
4. Refrigerantes
Essas bebidas industrializadas quase não possuem nutrientes, porém têm um alto teor de açúcar. Por esse motivo, podem agravar quadros de hipertensão, diabetes e obesidade.
5. Comida congelada
Aquelas lasanhas ou pizzas, tão práticas de preparar, trazem a armadilha de serem ricas em gorduras e sal, podendo causar retenção de líquidos e elevação da pressão arterial.
Caso queira uma alimentação mais balanceada, sempre é bom consultar uma nutricionista. Até porque nosso texto tem caráter meramente informativo e não substitui uma consulta com profissional capacitado.
Mas uma dica que pode ajudar a montar cardápios é tentar usar ingredientes e temperos o mais natural possível. Isso, além de melhorar sua saúde, pode trazer, para sua cozinha, um gostinho de comida da sua vó.