Uma queixa muito comum durante o inverno tem a ver com a sensação de ressecamento da pele, que pode provocar coceiras, alergias e deixar a aparência com um aspecto sem viço. Para ajudar você a lidar com a pele ressecada, separamos algumas dicas mais do que valiosas.
Coloque-as em prática o quanto antes e veja como a sua pele ficará melhor e mais macia.
Evite banhos quentes demais
Ainda que os dias mais frios combinem com a sensação gostosa da água quente caindo pelo corpo, a verdade é que esse é um péssimo negócio para a sua pele.
Para entender melhor, pense naquele prato que ficou engordurado na hora do almoço. Uma das formas de retirar a gordura é justamente com água quente e sabão, certo? Com a pele, acontece algo muito parecido.
O banho quente demais remove a oleosidade que o corpo produz naturalmente, resultando em ressecamento. O ideal, então, é tomar o banho com a água mais morna possível.
Use hidratante com o corpo ainda úmido
Essa dica é valiosa! Passar hidratante corporal logo após o banho, com a pele ainda úmida, melhora a absorção e a ação do produto.
Além disso, o próprio vapor que fica no banheiro após o banho faz com que a pele receba melhor o creme hidratante.
Mantenha o uso do protetor solar
Mesmo que o dia esteja nublado ou que você fique em casa o tempo todo, não deixe de usar filtro solar.
Os raios solares afetam a pele o tempo todo, inclusive quando não podemos ver o Sol, e se você deixa de usar o produto no inverno, isso vai colaborar com o ressecamento e até mesmo com as irritações na pele.
Cuide da alimentação e beba muita água
A maior hidratação da pele vem de dentro, por isso é fundamental beber água várias vezes ao dia, e não apenas quando sentir sede.
Além disso, manter uma alimentação saudável e rica em produtos naturais e que sejam fontes de antioxidantes (peixes, frutas e vegetais) é fundamental para prevenir o envelhecimento precoce da pele.
Além desses cuidados, é importante evitar o consumo de bebida alcoólica e largar hábitos nocivos, como o tabagismo.
Viu só? Cuidar da pele é algo muito mais complexo do que parece. Agora que você já sabe o que fazer, é só colocar em prática e sentir os benefícios.