As vitaminas são nutrientes essenciais que têm a função de atuar em conjunto com algumas enzimas e controlar as atividades das células, promovendo o perfeito equilíbrio do corpo. Elas não são produzidas pelo organismo e, sim, obtidas por meio da alimentação.
Ao serem ingeridas por meio da alimentação, as vitaminas ajudam a fortalecer o sistema imunológico, manter a saúde da pele e das mucosas, auxiliam nos processos de cura das doenças, fornecem energia ao organismo e ainda atuam na detoxificação do organismo.
Agora que você já sabe um pouco sobre a importância das vitaminas para manter o nosso corpo saudável, confira abaixo as diferenças que existem entre as vitaminas A, C e D. Confira também quais alimentos são ricos em cada um desses nutrientes.
Vitamina A
A vitamina A é um nutriente essencial para o crescimento e desenvolvimento da pele, além de favorecer o fortalecimento dos ossos e dentes. Ela é responsável também por melhorar a saúde dos olhos, prevenindo a degeneração macular e melhorando a visão noturna.
A vitamina A é também um poderoso agente antioxidante, ajudando a proteger o organismo contra gripes e resfriados, por exemplo.
- Alimentos ricos em vitamina A: vegetais amarelos e alaranjados, como a cenoura, damasco, abóbora e pêssego, bem como laticínios derivados do leite integral, fígado e gema de ovo.
Vitamina C
A vitamina C é um agente antioxidante capaz de prevenir o envelhecimento precoce das células do organismo, além de proteger o corpo de gripes e resfriados. O nutriente é fundamental para aumentar a absorção de ferro, prevenindo a anemia. Ele ainda participa do processo de cicatrização de tecidos e mantém a integridade dos vasos sanguíneos.
- Alimentos ricos em vitamina C: couve, brócolis, pimentão e frutas como a exemplo da acerola, abacaxi, laranja, morango, mamão e limão.
Vitamina D
A vitamina D é um nutriente que ajuda na calcificação e no fortalecimento dos ossos e músculos. Ela também age no sistema imunológico.
- Alimentos ricos em vitamina D: salmão, truta, sardinha, arenque, atum, óleo de fígado de bacalhau, fígado e gema de ovo.