Se você já viu algum nutricionista ou nutrólogo falando a respeito da importância do café da manhã para o corpo humano, talvez já tenha se perguntado se, de fato, a primeira refeição do dia faz tanta diferença assim, especialmente depois que vários tipos de dietas, como a do jejum intermitente, ficaram na moda.
A verdade é que essa refeição ajuda o corpo a “entrar nos trilhos” depois de uma longa noite de sono, inclusive auxiliando no equilíbrio de alguns hormônios, como o cortisol, que é conhecido como “hormônio do estresse” e sofre picos de produção ao longo da noite e pela manhã.
Pode não parecer, mas seu corpo gasta bastante energia durante o sono, afinal é preciso que todos os sistemas fisiológicos, como a circulação do sangue, a respiração e o trabalho do intestino, sejam mantidos normalmente. Pular o café da manhã é errado, portanto, também porque seu corpo precisa repor as energias que gastou enquanto você estava dormindo.
Outro fator que nos mostra a importância da primeira refeição do dia é o fato de que o intervalo entre a sua última refeição e o café da manhã é bastante longo — durante o dia, enquanto estamos ativos e acordados, nem cogitamos a ideia de ficar mais de oito horas sem comer nada, certo? Pois é justamente isso que acontece durante o sono: passamos horas sem ingerir nenhum alimento.
Benefícios do café da manhã
Além do que explicamos acima, tomar um café da manhã saudável tem diversos benefícios para a sua saúde. Entre eles, destacamos:
- Melhora do funcionamento do intestino;
- Hidratação do corpo;
- Regulação bioquímica;
- Menor chance de ter hipoglicemia;
- Disposição para começar o dia;
- Melhora no humor;
- Ajuda no controle da fome ao longo do dia.
Se você sentir necessidade de seguir um planejamento alimentar mais direcionado, marque uma consulta com um profissional da área de nutrição.