A abóbora, conhecida em alguns lugares do Brasil como jerimum, é um alimento que pode ser encontrado em diversas variedades nas feiras e supermercados. O mais comum é comprarmos abóboras cabotiá, chamada também de abóbora japonesa, ou a tradicional moranga.
Além de proporcionar o preparo de pratos saborosos doces e também salgados, a abóbora é um alimento rico em nutrientes e que traz muitos benefícios para a saúde. Confira alguns deles:
Faz bem para a saúde dos olhos
Assim como a cenoura, a abóbora é um alimento que tem bastante caroteno, substância que o nosso organismo converte em vitamina A. Esse nutriente tem ação importante na preservação da saúde ocular, especialmente quando falamos em danos provocados pela idade.
O consumo regular de alimentos ricos em betacaroteno diminui as chances de desenvolver doenças como a catarata.
Ajuda a manter a pele saudável
O betacaroteno também tem ação antioxidante, o que significa que faz bem para a pele e evita o envelhecimento precoce. Além disso, a abóbora também tem bastante vitamina C, que é necessária para que o corpo produza colágeno.
Colabora com a perda de peso
Por ser um alimento de pouca caloria, a abóbora ajuda você a ter uma dieta mais equilibrada. Para melhorar, ela é uma fonte de fibras, que ajudam a promover a sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos.
Faz bem para o coração
Rica em potássio, a abóbora colabora com a regularização da pressão arterial e diminui os riscos de derrame.
Melhora a imunidade
Como tem betacaroteno, que é uma forma indireta de vitamina A, e também por ser fonte de vitamina C, a abóbora é um excelente alimento quando pensamos nas defesas do nosso organismo. Para que o sistema imunológico funcione bem e nos ajude a evitar e combater doenças, é preciso consumirmos alimentos ricos em vitaminas e minerais.
É claro que, para ter esses benefícios, o consumo da abóbora deve ser combinado com hábitos de vida saudáveis. Se você quiser ter uma noção mais completa a respeito dos alimentos que são indicados para o seu corpo e seu estilo de vida, o ideal é marcar uma consulta com uma nutricionista.