Trabalha sentado o dia inteiro? Veja dicas que podem te ajudar no dia a dia

Seja no escritório ou em casa, ficar muitas horas sentados pode prejudicar sua saúde.

Quando ficamos muito tempo sentados, é comum nos inclinarmos para a frente, o que coloca a coluna em uma posição inadequada. Logo, aparecem as dores nas costas, pernas e outros incômodos posturais.

continua depois da publicidade

Além disso, permanecer nesta posição por horas pode provocar uma pressão desigual em algumas partes do corpo, o que, além da coluna, atinge músculos e articulações de maneira agressiva.

Dessa forma, para evitar maiores riscos, existem algumas precauções a serem tomadas. Confira algumas práticas que podem ajudar no cotidiano de quem fica muito tempo sentado:

continua depois da publicidade

Mexa-se

Se você tem algum tempo de intervalo ou costuma fazer telefonemas, aproveite essa pausa para movimentar-se. Caminhe pelo ambiente, se possível, vá para um local aberto e respire.

Evite permanecer mais de uma hora na mesma posição, a cada 60 minutos dê uma volta pelo local, beba água, vá ao banheiro ou fale com um colega.

E ainda, mesmo sentado, você pode se movimentar: pare um pouco, olhe para os lados, chacoalhe os braços, mãos, pernas e pescoço.

continua depois da publicidade

Suportes

Sua cadeira e mesa também são fundamentais para a contenção de danos. Caso consiga, prefira uma cadeira em que as costas fiquem bem acomodadas e seja possível colocar os pés totalmente no chão.

O ideal é formar um ângulo de 90 graus nos joelhos. Se tiver a oportunidade, escolha uma cadeira ergonômica com descanso para os braços e regulagem de assento e encosto. Outro ponto importante é a cabeça.

Procure mantê-la em linha reta na maior parte do tempo, para isso o monitor do computador precisa estar na altura dos olhos, o que evita olhar para baixo.

continua depois da publicidade

Alongue

Algumas empresas oferecem a prática de ginástica laboral para os colaboradores. Porém, se não é o seu caso, você pode se alongar e praticar alguns exercícios por conta própria.

Tire algum momento do dia para se alongar: tente tocar a ponta dos pés com as mãos, movimente as panturrilhas, estique os braços para os lados e movimente o pescoço e a coluna. Tudo isso com cuidado e sensibilidade, respeite seus limites.