Embora não sejam tão populares quanto as frutas mais consumidas no Brasil (banana, maçã e mamão), as tâmaras são uma ótima opção de alimento natural, saudável e que traz inúmeros benefícios para o corpo. A seguir, veja por que é importante que você passe a comer mais tâmaras em seu dia-a-dia:
1. É uma ótima fonte de nutrientes
Essas frutinhas saborosas são ricas em vitaminas e minerais, substâncias necessárias para que o corpo trabalhe bem e cumpra todas as suas funções. Confira a composição de 100 gramas de tâmaras secas:
- Calorias: 277 kcal;
- Carboidratos: 75 gramas;
- Fibra: 7 gramas;
- Proteína: 2 gramas;
- Potássio: 20% da Ingestão Diária Recomendada (IDR);
- Magnésio : 14% da IDR;
- Cobre: 18% da IDR;
- Manganês: 15% da IDR;
- Ferro: 5% da IDR;
- Vitamina B6: 12% da IDR.
2. Rica em antioxidantes
As tâmaras secas são excelentes fontes de antioxidantes, substâncias que desaceleram a ação dos radicais-livres no corpo e podem prevenir o surgimento de algumas doenças, incluindo o câncer.
3. Faz bem à saúde do cérebro
O consumo frequente de tâmaras foi associado à diminuição dos marcadores inflamatórios no cérebro, como a interleucina 6 (IL-6). Quando uma pessoa tem altos índices desse marcador, ela é mais propensa a desenvolver doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer.
4. Aliada da gravidez
Se você já estudou um pouco sobre parto natural, possivelmente leu algo a respeito do consumo de tâmaras como indutor das contrações. Já há estudos a respeito desse assunto, e o que se sabe é que o consumo regular de tâmaras secas durante a gestação parece diminuir o tempo de trabalho de parto.
5. Regula o intestino
Por ser rica em fibras e com aspecto oleoso, a tâmara é excelente para quem sofre com prisão de ventre.
6. Caramelo natural
A tâmara seca é bastante doce e, por isso, acaba sendo utilizada em diferentes receitas veganas ou que pretendem ser mais saudáveis. Com um sabor parecido com o de caramelo, ela pode ser uma ótima substituta do açúcar comum e, inclusive, do chocolate em receitas de bolos e brigadeiros.
E aí, já comeu sua tâmara hoje?