Vai dizer que aquela pitada de orégano em cima de uma pizza ou de um molho de macarronada não dá um toque especial ao prato? A verdade é que esse tempero saboroso, perfumado e versátil não serve apenas para finalizar suas receitas, mas traz uma série de benefícios para a sua saúde. Confira:
1. Faz bem ao sistema cardiovascular
Por ser uma erva rica em ômega-3 e potássio, o orégano é um excelente aliado da sua saúde cardíaca. O ômega-3 ajuda na prevenção de coágulos, diminui os níveis de colesterol e previne arritmias cardíacas.
O potássio, por sua vez, ajuda a equilibrar os batimentos do coração e a regular a pressão arterial. Bacana, não é?
2. Ajuda a aliviar as cólicas menstruais
Eita, que coisa boa. Por ter polifenóis em sua composição, o orégano tem ação anti-inflamatória, o que auxilia no alívio das cólicas menstruais. Além disso, suas propriedades ajudam o corpo a regular o ciclo menstrual.
3. Faz bem ao sistema imunológico
Esse tempero incrível tem vitamina A, substância que ajuda a prevenir e a tratar casos de infecções virais.
4. Melhora o funcionamento do sistema digestivo
O orégano é uma erva composta por alto teor de fibras, ajudando a regular o sistema digestivo e auxilia na produção de enzimas que são necessárias para a digestão dos alimentos. Além disso, as fibras facilitam a evacuação, o que é uma ótima notícia para quem sofre com prisão de ventre.
5. Colabora com a perda de peso
Existe uma substância presente no orégano que se chama carvacrol. Ela é capaz de modificar a síntese de gordura no corpo, além de atuar como anti-inflamatório, sendo uma excelente aliada de quem precisa emagrecer.
Viu só como o orégano é muito mais do que um toque final em suas receitas? Agora é só se lembrar dele na sua próxima ida ao supermercado.
Lembrando que esse texto tem caráter apenas informativo. Caso você queira saber mais informações sobre como o tempero age em sem corpo, é melhor agendar uma consulta com um nutricionista.