Dormir é uma atividade extremamente importante para a saúde e o bem-estar. Hoje, no dia 18 de março, é comemorado o Dia Mundial do Sono. A data surgiu nos Estados Unidos e acabou se espalhando por outros países para lembrarmos da importância de dormir bem.
Se você ainda não conhece todos os benefícios que uma boa noite de sono traz para a sua saúde, confira a seguir:
1. O sono ajuda a regular os hormônios
Dormir bem é fundamental para a produção e regulação de alguns hormônios que desempenham papéis fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Entre eles, estão:
- Melatonina: Quando dormimos, produzimos mais desse hormônio que tem ação antioxidante, ajudando a reduzir os efeitos dos radicais-livres e melhorando a saúde da pele.
- Leptina: Dormir bem ajuda a aumentar a produção desse hormônio, que atua no controle do apetite.
- Cortisol e adrenalina: Esses hormônios estão relacionados com o estresse e, enquanto dormimos, os níveis dessas duas substâncias tendem a diminuir.
2. Dormir bem aumenta a expectativa de vida
Seu corpo precisa de equilíbrio para se manter saudável, e isso inclui boas noites de sono. Quando não cuidamos dos fatores mais importantes para o bom funcionamento do organismo (dormir bem, praticar atividades físicas, ter uma alimentação saudável, não usar drogas etc.), nossa expectativa de vida fica menor.
3. Uma noite de sono restauradora ajuda você a manter o foco
Já aconteceu de você dormir mal e, no dia seguinte, não ter um bom desempenho nos estudos ou no trabalho?
Isso tem relação com o fato de que, quando a mente não descansa bem, sua capacidade cognitiva e de concentração acaba sendo reduzida. Um cérebro cansado tem mais dificuldades para ler, estudar, focar e fazer outras tarefas que exijam empenho mental.
Cuide do seu sono
Dormir bem tem uma série de outros benefícios, como uma melhora significativa no humor, na disposição, na circulação sanguínea e na regulação da pressão arterial. Invista em boas noites de sono.
Deixe o celular de lado, crie um ambiente agradável e fresco em seu quarto, evite o consumo de cafeína e bebidas alcoólicas depois das 18h e, claro, vá ao médico se tiver dificuldade frequente para dormir.
Adultos precisam de sete a oito horas de sono. Adolescentes devem dormir entre oito e 10 horas todas as noites. Crianças têm uma necessidade de nove a 13 horas de sono por dia; e os bebês são os que devem dormir mais: entre 12 a 16 horas por dia.