A alcachofra é uma planta nativa da região mediterrânea e foi trazida para o Brasil pelos imigrantes italianos no século 20. Nela, o que chama a atenção é o exótico formato de flor. Além de ser bela, suas partes comestíveis são ricas em substâncias que garantem a saúde do nosso organismo, como proteínas, carboidratos, cálcio, ferro, potássio, entre outras.
A planta é bastante rica em água. Para se ter uma ideia, uma porção de 100 g de alcachofra é composta por 86,5% de água. Ademais, ela possui vitaminas A, C e B2, e é um alimento de baixo valor calórico.
A seguir, confira os principais benefícios da alcachofra para o nosso corpo.
1. Diminui o colesterol
A alcachofra é rica em fibras, como a inulina e pectina. Por esse motivo, a planta ajuda a diminuir a absorção e aumentar a eliminação de gordura pelas fezes, reduzindo os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, e de colesterol total no sangue.
Além disso, a alcachofra possui em sua composição antioxidantes, como os flavonoides, carotenoides e a vitamina C, responsáveis por evitar a formação de radicais livres e prevenirem a formação de placas de gordura no sangue, que, por sua vez, evita a aterosclerose.
2. Controla a pressão alta
A alcachofra é fonte rica de potássio. Por isso, ela ajuda a aumentar a produção de urina, que retira o excesso de sódio do nosso organismo, auxiliando no controle e na prevenção na pressão alta.
Além disso, por ser composta por antioxidantes (flavonoides e carotenoides), a planta ajuda a inibir a produção excessiva de radicais livres, mantendo a saúde das artérias e prevenindo a pressão alta.
3. Desintoxica o fígado
Como já dito, a alcachofra é fonte rica de compostos antioxidantes, como flavonoides e também os polifenóis, responsáveis por proteger o fígado e ajudar a eliminar as toxinas do organismo pela urina, pelas fezes ou pelo suor.
Por proteger e melhorar as funções do fígado, a planta também alivia os sintomas de má digestão, como náuseas, mal-estar e dor no abdômen.
4. Previne a diabetes
A alcachofra é um alimento de baixo índice glicêmico por ser fonte rica de fibras e proteínas, que auxiliam na regulação dos níveis de glicose e insulina no sangue, prevenindo, portanto, a diabetes.
E aí, gostou de aprender um pouco sobre a alcachofra? Como você pode notar, nosso texto é meramente informativo. Caso você esteja buscando se aprofundar no assunto, recomendamos que procure um especialista.