A cenoura é um legume bastante popular e que pode fazer parte das mais diversas receitas culinárias, como saladas, sopas, cremes e bolos. Se você busca ter uma alimentação mais saudável, é sempre importante dar preferência aos alimentos naturais, como é o caso da cenoura.
A seguir, veja por que é preciso consumi-la com mais frequência:
1. Comer cenoura faz bem à pele
Por ser rica em betacaroteno, um antioxidante que ajuda a reduzir os efeitos dos radicais-livres e a prevenir o envelhecimento precoce, a cenoura é um ótimo alimento quando o assunto é a saúde da sua pele.
Para melhorar, ela ajuda a diminuir os danos causados pelos raios UV — mas não substitui o protetor solar, hein?
2. A cenoura também é importante para a saúde dos olhos, dos cabelos e das unhas
É popular a ideia de que comer cenoura faz bem aos olhos, e isso é uma grande verdade! O responsável é, mais uma vez, o betacaroteno, substância presente em alimentos com tons vermelhos e alaranjados.
3. Faz bem ao seu sistema imunológico
Todos nós queremos um corpo capaz de lutar contra doenças e ameaças, não é mesmo? Por isso é importante cuidar da saúde e, claro, da alimentação.
A vitamina A, abundante na cenoura, é uma substância fundamental para que seu organismo fique forte e resistente.
4. Melhora a digestão
O consumo de cenoura faz com que o corpo produza mais saliva, o que, por si só, já facilita o processo da digestão. Comer cenoura com frequência também ajuda a prevenir doenças gástricas, como gastrite e úlcera.
Além disso, a cenoura é um alimento rico em fibras, o que ajuda seu intestino a funcionar melhor, combatendo os efeitos da prisão de ventre.
5. Ótima pedida para quem quer emagrecer
Perder peso é uma tarefa complexa e que requer acompanhamento nutricional e médico. De qualquer forma, é interessante saber que o consumo de cenoura ajuda nesse processo. Com poucas calorias e rica em fibras, esse vegetal é um alimento que ajuda quem precisa perder peso, já que provoca a sensação de saciedade e, inclusive, reduz os índices glicêmicos na corrente sanguínea.
Viu só como a cenoura é mais importante do que você imaginava? Lembre-se dela da próxima vez que for ao supermercado, hein? Importante frisar que nossos textos têm caráter informativo e não substituem uma consulta com um profissional da área de nutrição.