As queixas quando o assunto é dormir costumam apontar a dificuldade que as pessoas têm para pegar no sono. Se você está entre o grupo imenso de pessoas que deitam a cabeça no travesseiro, mas demoram muito para adormecer, é bem possível que já tenha tentado algumas receitas caseiras para resolver o problema, como é o caso da água de alface, que se popularizou graças a um vídeo postado no TikTok.
A publicação, que já tem milhões de visualizações, afirma que tomar um copo de água quente, com infusão de alface, é o suficiente para fazer uma pessoa dormir bem. Mas será que isso faz algum sentido?
O que a Ciência diz?
Ainda que muitos vídeos ensinem métodos controversos ou ineficazes para os mais diferentes processos, a história da alface tem, sim, algum fundamento científico. Um artigo publicado em 2017 pela revista Food Science Biotechnology mostrou que o extrato da alface cigana vermelha induziu um aumento na duração do sono dos ratos.
Mesmo assim, há pesquisadores que contestam os dados apresentados pelo estudo. Para o psicólogo PhD Michael Breus, por exemplo, não há evidências o suficiente para afirmar que a alface nos ajuda a dormir. Ele explica, por exemplo, que os ratos foram dopados quando receberam o extrato de alface, ou seja: os animais dormiram devido ao sedativo, não à planta.
O estudo mostrou, portanto, que o extrato da alface pode aumentar o tempo de sono, mas não fazer com que os ratos durmam mais rapidamente. A própria análise publicada no Food Science Biotechnology relatou que os ratos que dormiram nos primeiros 15 minutos após a sedação foram retirados do estudo.
O problema está no fato de que, apesar de ter sido testado em roedores, não há comprovação de que o método funcione em seres humanos. Além disso, nem todas as espécies de alface têm a mesma composição química que poderia induzir o sono.
A especialista Jackie Newgent, em declaração publicada no OPAS, explica que, hipoteticamente, a alface pode dar sono por causa de uma substância chamada lactucina, que dificilmente estará presente em um copo de água de alface.
De qualquer forma, se você quiser experimentar água de alface, não há problema — contanto, é claro, que você lave muito bem as folhas antes do consumo. Se funciona ou não, depende de cada pessoa e, claro, do bom e velho efeito placebo.