Além de ser muito popular, a laranja é um fruto bastante versátil. Pode ser consumida in natura, na salada de frutas, sucos, bolos e doces. Ainda tem função de tempero e faz parte do preparo dos mais variados molhos.
Agora, chegar em casa e perceber que as laranjas compradas não têm suco ou estão com gosto ruim, desanima qualquer aspirante a chef de cozinha. Confira a seguir dicas muito práticas para evitar essa decepção pós-feira:
1. Olhe bem a casca
Frutas cítricas terão mais suco se suas cascas estiverem lisas, brilhantes e macias. Também verifique se não existe qualquer sinal de mofo, porque, além de perder essa unidade, a história de uma fruta estragar todas as frutas da cesta é verdadeira!
2. Apalpe
Com cuidado, verifique se ela está firme, pois esse também é um sinal de ser mais sumarenta. Aproveite que ela já está na sua mão e veja o peso — laranjas do mesmo tamanho serão mais pesadas se tiverem mais água.
3. Preste atenção à cor
O nome da laranja não é à toa. Então procure aquelas com a coloração alaranjada mais forte, isso vai indicar um fruto mais doce. Também procure as com manchas nessa cor num tom mais escuro, porque isso é um indicativo de a laranja ter mais suculência e doçura.
4. Não escolha as mais maduras
Além de durar menos tempo na sua fruteira, quanto mais madura, menos vitamina C.
Agora uma dica que não se aplica só às frutas, mas serve para tudo: prefira comprar no pequeno negócio perto da sua casa.
Isso vai fazer o dinheiro circular mais no seu bairro, ajudando ele a se desenvolver melhor. Além disso, ajuda o meio ambiente, afinal com menos deslocamentos usa-se menos combustível.