Alguns ingredientes são tão típicos da culinária brasileira que é difícil encontrar quem nunca tenha experimentado, e é exatamente esse o caso da mandioca. Popular de Norte a Sul e conhecida também como macaxeira e aipim, a mandioca é um alimento saboroso, nutritivo, versátil e cheio de benefícios. Confira:
Ajuda na digestão
O cozimento da mandioca resulta em um amido resistente, que melhora o funcionamento do intestino, reduz os processos inflamatórios do corpo e fortalece o sistema imunológico.
Faz bem ao coração
Rica em fibras e em potássio, a mandioca faz bem às artérias e aos vasos sanguíneos, além de regular os níveis de colesterol.
Auxilia o combate à artrite
A mandioca contém saponinas e polifenóis, elementos que agem como anti-inflamatórios e analgésicos, o que pode atenuar os sintomas da artrite.
Pode ser consumida por diabéticos
Aquele mesmo amido resistente, citado acima, faz com que a liberação da glicose não ocorra de forma rápida, evitando picos glicêmicos.
Melhora seu desempenho físico
Se você pratica exercícios físicos de alta intensidade, a mandioca é um alimento importante por ser uma ótima fonte de energia e também por ajudar a diminuir o cansaço — isso acontece devido ao fósforo, presente em sua composição.
Faz bem ao sistema imunológico
A mandioca é rica em vitamina C, que faz bem ao corpo e, em especial, ao sistema imunológico.
Ajuda a melhorar seu humor
As fibras da mandioca atuam no intestino, onde a serotonina é produzida — essa substância é um neurotransmissor que causa as sensações de bem-estar e prazer.
Melhora a saúde da pele
O resveratrol presente na mandioca ajuda a combater os efeitos dos radicais livres, que causam envelhecimento precoce.
Deve ser consumida por gestantes
Os folatos presentes na mandioca ajudam na formação do tubo neural do bebê.
Viu só como a mandioca é um alimento poderoso? Agora é só se lembrar dela da próxima vez que for à feira!
Importante frisar que nossos textos têm a intenção de mostrar os benefícios dos alimentos, mas não substituem consultas com profissionais de saúde. Se você quiser um cardápio específico para o seu estilo de vida, procure um nutricionista.