A berinjela é um dos vegetais com maior concentração de vitaminas e minerais e possui baixo teor calórico. Muito utilizada em diversas receitas, a berinjela tem se popularizado cada vez mais, sobretudo, nos pratos fitness. Porém, muita gente tem dúvidas de como escolher a berinjela certa na hora de comprar, ou seja, que esteja em bom estado de conservação e preservação de suas propriedades. Escolher a berinjela de maneira certa no mercado ajudará e muito a ter o máximo do sabor e qualidade de seu legume.
Antes de tudo é importante destacarmos que existe mais de uma variedade de berinjela, que vão desde as mais conhecidas na cor vinho-escuro até as mais brancas e rajadas. A berinjela é oriunda da China e Índia, mas existe uma variedade de origem japonesa também. Conhecido isso, vamos identificar algumas dicas para adquirir berinjela no mercado sem o risco de estarem estragadas.
A primeira coisa que deve-se notar é como elas estão sendo conservadas. Muitas vezes o armazenamento e exposição não correspondem bem ao necessário para manterem o vegetal em bom estado de conservação.
Observe a textura
A berinjela precisa estar brilhante e bem lisa, sem caroços ou buracos na sua casca. Um furo ou casca murcha pode indicar a presença de fungos ou bactérias.
Outro fator muito importante é observar, caso ela esteja em bandejas, se não tem um pó marrom dentro do recipiente, pois isso pode indicar a presença de um morador lá dentro, que você não vai querer ver ao abri-la.
Verifique se está firme
É importante averiguar se a berinjela não está demasiadamente fofa ou mole, isso pode indicar baixa qualidade. Mas tome cuidado ao pegá-la, haja vista que ela é delicada e apertar com excesso de força pode estragar. Aperte delicadamente e veja a consistência do legume, caso esteja mais firme e sem apresentar outros problemas como os relatados anteriormente, pode levar.
Observe o pedúnculo
O pedúnculo é a parte que liga o fruto aos galhos, ele precisa estar verde e firme. Um pedúnculo seco indica que o legume pode não estar bem e, deste modo, é melhor escolher um com melhor qualidade.
Essas são algumas dicas para você escolher de maneira correta a sua berinjela no mercado e evitar a aquisição de um vegetal ruim. Procure sempre a melhor alternativa e não se esqueça da forma de conservação depois de comprá-la. Deixe-a preferencialmente na geladeira e nunca retire o pedúnculo, pois além de conservar a água da berinjela ele impede a contaminação por fungos ou bactérias.