Estudos preliminares indicam que o shampoo ou condicionador que você usa pode atrapalhar seus planos de emagrecimento. Como? A pesquisa foi realizada por cientistas da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, que identificaram composições químicas nos frascos utilizados para colocar os produtos.
Conforme informações do site Daily Mail, pelo menos 11 substâncias químicas foram identificadas em 34 tipos de plásticos. Essas substâncias, conforme os estudos, podem afetar diretamente o metabolismo e, por consequência, fazer com que ocorra o aumento de peso.
O mais interessante é que o estudo não se restringe aos shampoos e condicionadores, mas outros produtos que costumeiramente utilizamos: garrafas de bebidas e até esponjas de lavar louça. Estas substâncias são muito negativas para o metabolismo e para o sistema endócrino, conforme informado no estudo que foi publicado na revista Environmental Science & Technology.
Em linhas gerais, estamos falando de compostos sintéticos que são chamados de desreguladores endócrinos, que agem diretamente interferindo ou simulando os hormônios do corpo. Entre as atuações diretas em nosso corpo, destaca-se a desregulação de funções reprodutivas, imunológicas e até neurológicas.
Todos esses compostos de origem química são capazes de contribuir diretamente no desenvolvimento de células de gordura. Esses dados foram resultados de alguns testes feitos em laboratório. Os pesquisadores identificaram que as substâncias foram diretamente responsáveis por reprogramar as células precursoras para que elas se tornassem em células de gordura.
Também, essas células desenvolveram a capacidade de se multiplicarem de forma muito rápida.