Se você está assistindo ao BBB 22, possivelmente já viu comentários a respeito do participante Arthur Aguiar, do Camarote, que tem feito refeições fartas dentro do reality. Fora da casa, Arthur é casado com Mayra Cardi, musa fitness conhecida por seus programas de emagrecimento e que também controla a alimentação do esposo, proibindo produtos comuns como o pão.
A pergunta que fica é: será que o pão é realmente um vilão da alimentação saudável? Será que é melhor deixar o bom e velho pão francês de lado e apostar nas versões integrais do item mais popular do café da manhã?
Pão francês: vilão ou injustiçado?
A dieta do Dr. Atkins, que surgiu na década de 1970 e se manteve popular até pouco tempo atrás, trouxe à tona a ideia de que carboidratos são vilões no processo de emagrecimento. A proposta, então, era a de promover uma dieta totalmente à base de proteínas e gorduras e sem produtos como pães, arroz, batatas e até alguns tipos de frutas.
De lá para cá, muitos estudos foram feitos a respeito das necessidades nutricionais para basear uma alimentação saudável e, embora já se saiba que carboidratos são fundamentais para o corpo humano, ainda é comum vermos recomendações relacionadas à eliminação do pão francês do cardápio.
Na contrapartida, o pão integral é sempre visto como a solução para os problemas e, embora carboidratos complexos sejam mais saudáveis, é preciso analisar o contexto da alimentação de cada pessoa para saber se o pãozinho francês é realmente o vilão da história, mas já adiantamos: na maioria dos casos, não tem problema algum comer seu pãozinho no café da manhã.
Agora, se você tem a preocupação de comer um pão que seja rico em fibras, aí a versão integral é uma boa pedida. O importante, na hora de escolher qual pão comprar, é analisar o rótulo da embalagem e ver a quantidade de fibras por fatia.
As opções com maior porção de fibras têm 2,5 g por fatia, mas, só para você ter ideia, seria preciso comer 12 fatias por dia para obter o valor recomendado de fibras. No fim das contas, o que faz diferença mesmo é o restante da alimentação.
Por isso, é importante consumir frutas, verduras, legumes, ovos, proteínas e carboidratos de maneira equilibrada — lembre-se de que, em termos de calorias, o valor não muda muito: um pão francês tem entre 140 e 150 calorias; duas fatias de pão integral têm entre 125 a 140 calorias.
Não caia na tentação de fazer dietas generalistas e disponíveis na internet. A melhor maneira de saber quais alimentos fazem bem para você é a partir de uma consulta com um nutricionista.
Esse profissional vai solicitar exames, vai ouvir suas necessidades e entender sua rotina para, enfim, elaborar um plano alimentar que tenha a ver com você — e se o pãozinho francês for importante, é só fazer os ajustes necessários e comer sem culpa.