O bruxismo é o ato inconsciente de pressionar e ranger os dentes de forma constante e excessiva, o que causa uma pressão sobre os dentes e tensão nos músculos responsáveis pela mastigação, provocando o surgimento de sintomas como dor nas articulações da mandíbula, dor de cabeça ao acordar, bem como desgaste ou amolecimento nos dentes.
Uma das causas do bruxismo é o estresse ou a ansiedade, embora a sua casa possa estar relacionada também com fatores genéticos ou respiratórios, como a exemplo da apneia do sono.
É importante que na presença de alguns dos sintomas, o dentista ou especialista seja procurado para identificar a causa e recomendar o tratamento que seja mais adequado ao paciente.
Na maioria dos casos, o tratamento inclui a utilização de uma placa de bruxismo na hora de dormir para evitar o desgaste dos dentes, já que o bruxismo é mais comum à noite, durante o sono. E, em alguns casos, o tratamento pode ser feito com remédios relaxantes musculares.
Principais sintomas (e consequências) do bruxismo
- Desgaste na superfície dos dentes;
- Amolecimento dos dentes;
- Quebra dos dentes e próteses;
- Sensibilidade nos dentes;
- Dor de cabeça;
- Dor na face causada pela força com que os músculos maxilares são pressionados;
- Fadiga facial geral;
- Cansaço mesmo após dormir, já que a qualidade do sono é diminuída;
- Dor na articulação temporomandibular.
Tratamento do bruxismo
Pessoas acometidas pelo bruxismo devem procurar a ajuda de um dentista ou especialista. Para tratar, o profissional pode recomendar o uso de placas oclusais. Isso com o propósito de evitar a pressão ou o ranger de dentes durante o sono.
Além disso, o profissional pode sugerir formas de reduzir o estresse para diminuir o nível de bruxismo e ainda prescrever medicamentos para relaxar ou dormir melhor.
Como evitar o bruxismo
- Evite o consumo de chocolate e bebidas que contenham cafeína e álcool;
- Evite mastigar com muita força;
- Peça a seu dentista ou cirurgião maxilofacial para lhe indicar exercícios que relaxem os músculos maxilares durante o dia.