É uma informação clássica que todos nós sabemos até pela prática cotidiana que dormir faz bem ao nosso corpo e ao nosso bem estar. Porém, o que poucos sabem é que até mesmo a forma como se dorme influencia ainda mais positivamente na nossa saúde. Pessoas que possuem o hábito de dormir despidas são mais propensas a obter o máximo de benefícios de um sono.
Existem explicações científicas para isso, bem como podemos perceber quando nos acostumamos com o respectivo hábito. Vamos elencar pelo menos cinco razões pelas quais uma pessoa deve dormir sem roupas para sentir-se melhor. Existem vários benefícios, mas apenas cinco já são o suficiente para que possamos entender o quanto é importante observarmos o bem que nos faz uma noite de sono pleno e da maneira correta.
Dormir despido provoca sono mais rápido
Não existe nada pior que deitar-se e ver o sono fugir e demorar uma eternidade para chegar. Muitas pessoas chegam a desistir e buscam um livro ou celular para ver se o sono chega. Um estudo publicado pelo National Sleep Foundation informa que o tempo entre o estado de acordado (despertado) para o de sono acelerado, conhecido como latência do sono, possui um impacto muito importante na satisfação do sono.
A temperatura do corpo mais quente provoca uma demora para chegar a latência.
Provoca sono mais profundo
Com a temperatura baixa do corpo, também faz com que você possa dormir mais profundamente. Uma temperatura considerada ideal para um excelente sono é em torno de 18ºC e a temperatura do corpo sofre alternâncias à noite.
Começar dormindo sem roupa lhe ajudará a ter um sono melhor. É mais fácil cobrir-se com um cobertor que ter que tirar camadas de roupa durante a noite.
Ajuda estimular a queima de calorias
Queimar calorias dormindo deve ser o sonho perfeito para uma noite toda, mas isso não fica apenas no universo dos sonhos. Dormir sem roupa em um ambiente que possua temperatura mais baixa provoca a ativação de uma espécie de gordura chamada castanha.
Essa gordura é responsável por aumentar a temperatura do seu corpo e provoca a queima de calorias.
Reduz a pressão arterial
Estudos apontam que quando dormimos abraçados a outra pessoa, ambos sem roupa, o organismo produz mais o hormônio ocitocina por conta do contato de pele com pele.
Através da liberação desse hormônio, a pressão arterial passa a ser controlada e promove um efeito de proteção ao coração. Também ajuda no combate à ansiedade.
Protege de fungos e bactérias
Isso ocorre porque a sua pele consegue respirar melhor. Assim, algumas partes do corpo não ficam umedecidas por mais tempo, o que provoca o desenvolvimento excessivo de fungos e bactérias.
Esses fungos e bactérias são responsáveis por sintomas de candidíase em regiões íntimas.