A vacinação contra a COVID-19 será anual em São Paulo, de acordo com o anúncio oficial do governo do estado feito no dia 19 de julho de 2021. A meta da administração paulista é começar a campanha já no dia 17 de janeiro do ano que vem.
- 10 super comédias da Netflix para assistir com a família
- Confira o preço médio da cesta básica paulista em junho de 2020
Com isso, a vacinação contra o novo coronavírus seguirá um calendário periódico, assim como já ocorre com a vacinação contra a influenza.
Para o secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, a periodicidade anual dessa vacina irá contribuir para “que haja proteção da população de forma constante, uma vez que, assim como o vírus H1N1, da gripe, chegou para ficar e ainda está no nosso meio, o corona também ficará”.
Possibilidade de terceira dose em SP
O secretário de Saúde acrescentou ainda que ainda não existem estudos que comprovem a eficácia de uma terceira dose da CoronaVac.
Ele assegurou que, no momento, a preocupação da autoridade pública é em aplicar a primeira e a segunda dose a todos os brasileiros o mais rápido possível.
Em São Paulo, o estado já está se preparando para ampliar ainda mais a imunização. Assim que a Anvisa liberar, será iniciada a vacinação de crianças e adolescentes.
Estudos já indicam que a CoronaVac também possui eficiência contra a variante Delta da COVID-19.
Vacinação em São Paulo está bem adiantada
Outro dado animador é que o Vacinômetro de São Paulo registrou um total de 34.003.564 vacinações até a tarde do dia 23 de julho de 2021.
Isso significa que já foram imunizados 24.830.789 de pessoas com a primeira dose, 8.121.539 de pessoas com a segunda e 1.051.236 com a dose única.
Com esses números, São Paulo está com mais de 73% da população adulta vacinada e esse percentual cresce a cada dia.
Como a população adulta de SP é estimada pelo IBGE em cerca de 35,3 milhões de pessoas, o governo espera atender essa clientela até o dia 20 de agosto de 2021.