A sardinha é originária da região da Sardenha, ilha localizada no Mar Mediterrâneo. Mas, hoje, ela é encontrada em diversas regiões do mundo. No Brasil, por exemplo, essa espécie de peixe é encontrada por toda a costa do país.
A sardinha é conhecida por seu sabor e também pelos benefícios que traz à nossa saúde. O alimento é rico em vitaminas A, do complexo B, D, E e K, além de minerais como fósforo, selênio, magnésio, ferro e cobre. Ele ainda possui em sua composição ácidos graxos ômega 3.
A seguir, conheça 5 benefícios que a sardinha proporciona ao nosso corpo. Lembrando que o nosso texto tem caráter meramente informativo. Dietas e informações específicas à sua realidade devem ser consultadas com nutricionistas.
1. Ajuda a manter os ossos saudáveis
A sardinha é fonte rica em cálcio, fósforo e vitamina D, nutrientes que ajudam a manter a estrutura óssea saudável. A vitamina D, por exemplo, evita a inflamação dos ossos e auxilia na absorção do cálcio. O fósforo, por sua vez, é responsável por reforçar a matriz óssea.
2. Previne o câncer
Por possuir vitamina D em sua composição, a sardinha ajuda a prevenir o aparecimento do câncer. Além disso, o alimento é rico em selênio, um mineral que possui uma potente ação antioxidante, o que ajuda a reduzir o risco de câncer.
Não bastasse isso, a sardinha contém ácidos graxos ômega-3, nutriente associado a redução do risco de câncer.
3. Tem ação anti-inflamatória
Os ácidos graxos ômega 3, o selênio e a vitamina B12 presentes na sardinha atuam na redução da inflamação do nosso corpo.
4. Mantém a saúde da pele e dos cabelos
Como já dito, a sardinha é rica em os ácidos graxos ômega 3. Esses nutrientes são encontrados nas células da pele e são responsáveis por estimular a produção de fibras de colágeno e elastina, mantendo a pele jovem.
Eles também ajudam a clarear as manchas. Em relação ao cabelo, os ácidos graxos ômega 3 dão brilho aos fios, ajudam a reduzir a perda de cabelo e atuam no crescimento dos fios.
5. Ajuda a manter o bom funcionamento do sistema nervoso
A sardinha possui em sua composição algumas vitaminas do complexo B, como a B2, B3 e a B13. Tais nutrientes são responsáveis por manter o bom funcionamento do sistema nervoso.
Quando não ingeridos, podem causar a perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, perda de reflexo, demência, dificuldade em andar, entre outros problemas relacionados ao sistema nervoso.