A Identidade Jovem, conhecida como ID Jovem, consiste em um programa assistencial do Governo Federal para atender os jovens brasileiros socialmente vulneráveis.
Com o documento, é possível acessar a meia-entrada para eventos culturais, artísticos e esportivos, mas também descontos em viagens interestaduais.
Em alguns casos, pode-se obter assentos em ônibus interestaduais de maneira gratuita. Por via de regra, o programa é regulamentado através do Estatuto da Juventude, com lançamento em março de 2016.
Além disso, os beneficiários podem obter isenção da taxa da carteira estudantil, pois a ID Jovem não funciona da mesma forma. Saiba mais a seguir:
Quem tem direito à ID Jovem?
Atualmente, a ID Jovem atende mais de 260 mil jovens no Brasil mensalmente, com coordenação pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Para solicitar o documento, é necessário atender aos seguintes critérios de elegibilidade:
- Estar inscrito no CadÚnico com informações atualizadas há pelo menos dois anos;
- Possuir renda familiar mensal per capita de até 2 salários mínimos;
- Ter entre 15 e 29 anos, mesmo não sendo estudante.
Como apresentado anteriormente, a ID Jovem não é a mesma coisa que o Documento Nacional Estudantil (DNE), pois não exige que o cidadão esteja vinculado a alguma instituição de ensino para ser solicitada.
O cadastro está disponível gratuitamente no aplicativo do programa, disponível para Android e iOS. No momento do cadastro, o solicitante deve informar o nome completo, data de nascimento e também nome da mãe.
É importante apresentar algum documento oficial com foto para comprovação da identidade, como o RG ou CPF. Em casos de dúvida ou necessidade de atendimento personalizado, a ID Jovem oferece canais de contato através do site oficial.