A diferença entre a cerveja pilsen e lager é fundamental para os apreciadores da bebida escolherem qual é a melhor opção dentro do próprio paladar e das situações sociais.
No geral, a classificação de cervejas leva em consideração uma série de fatores como tecnologia utilizada, processo de fabricação, região de origem e armazenamento.
Além disso, cada cerveja possui uma história específica, referente ao período de surgimento e como se tornou popular.
Sendo assim, não é somente a concentração de lúpulo que determina a categoria da cerveja. Portanto, confira a seguir qual a diferença entre cerveja pilsen e lager para aprender mais sobre essa bebida:
Qual é a diferença entre cerveja pilsen e lager?
Em primeiro lugar, existem três famílias de cervejas: as Ales, Lagers e cervejas com fermentação natural. Neste sentido, as cervejas Lagers englobam as American Light Lager, Dunkel e Pilsen. Portanto, toda cerveja pilsen é também uma cerveja lager.
No entanto, nem toda lager é uma pilsen, e a maior parte da confusão entre ambas é causada por conta dos rótulos populares utilizados pelas indústrias de cerveja. No Brasil, por exemplo, o brasileiro consumiu a bebida do tipo American Lager pensando que era Pilsen por conta do nome escrito no produto.
Comumente, a lager é uma cerveja com menor teor alcóolico que as cervejas Ales, porque tem mais gases, malto e menos lúpulo. Por isso, tendem a ser menos amargas, mais refrescantes e pouco frutadas.
Em contrapartida, as pilsen tendem a ser mais amargas, com espuma cremosa e branca. Com criação em 1842, a pilsen tornou-se o tipo mais consumido no mundo inteiro, principalmente por ser uma cerveja lager mais clara que atende ao paladar dos diferentes consumidores da bebida.