Independente de serem verdes, azuis, pretos ou castanhos, os olhos são definitivamente a janela de nossa alma e despertam muita curiosidade. Uma pergunta que muitos se fazem é sobre a cor dos olhos e quais são as características que a definem. Existe alguma possibilidade, por exemplo, de sabermos a cor dos olhos de um bebê antes do nascimento?
Naturalmente sabemos que não, haja vista que será um resultado do cruzamento das informações genéticas dos pais. É evidente que pais que possuem a mesma cor dos olhos, possuem maior chance de os filhos seguirem aquela respectiva cor.
Em linhas gerais, a cor dos olhos é definida pela substância que se forma na íris, parte colorida dos olhos. Essas informações estão presentes no núcleo de cada célula do nosso corpo, o que identificamos como DNA. O resultado de cada uma destas informações é identificada como gene, e existem milhares em nosso DNA.
Portanto, entendemos que para definir a cor dos olhos é necessária a combinação de vários genes diferentes. Na nossa íris podemos ter uma infinita combinação de genes diferentes. Além disso, a quantidade de melanina (pigmento que define a cor dos cabelos, pele e olhos) é fundamental para definir a cor dos olhos.
Os fatores genéticos são determinantes para definir e controlar a quantidade de melanina que alguém possa ter no corpo. Para exemplificar, podemos entender que olhos mais escuros possuem maior quantidade de células ricas em melanina, também chamadas de melanócitos, que se alojam na camada inferior da íris no globo ocular.
Já olhos azuis são definidos a partir de uma quantidade baixa ou quase nenhuma de melanócitos. Os olhos verdes possuem uma quantidade média de melanócitos, que se refletem a partir da luz marrom-amarelada e misturam-se à luz azul, gerando a cor verde.
Por outro lado, menos comuns, existem as combinações de diferentes cores de olhos. Pessoas que podem ter o olho verde de um lado e azul do outro. Esse fenômeno não tão comum, é chamado de heterocromia. Uma alteração no gene responsável por indicar a quantidade de melanina que o olho terá.