De tempos em tempos, pelos mais variados motivos, os médicos solicitam alguns exames de sangue. Nesses casos, é preciso que o paciente fique em jejum antes de coletar o sangue — mas por que isso é necessário?
A recomendação do jejum é feita em alguns casos, quando o médico precisa investigar alguns fatores que podem ter interferência dos alimentos que consumimos normalmente.
Nem todos os exames precisam ser feitos em jejum, no entanto, e, quando é preciso ficar sem comer antes de coletar a amostra de sangue, esse tempo de jejum também varia. Em alguns exames, o tempo de jejum pode variar entre quatro, oito ou 12 horas.
Quando é preciso fazer jejum antes do exame de sangue?
O tempo varia conforme os dados que serão analisados na amostra coletada. Os exames que necessitam jejum de oito horas são aqueles que têm contagem de glicose e de ferro.
Outra recomendação importante é nunca fazer jejum por mais de 14 horas seguidas, pois, nesses casos, alguns hormônios agem de forma desregulada, afetando os resultados dos exames.
O consumo de água, mesmo quando é necessário fazer jejum, está liberado, mas é preciso não exagerar e tomar apenas para saciar a sede.
É recomendado não ingerir bebidas alcoólicas por pelo menos 72 horas antes da coleta, pois o álcool afeta o funcionamento dos órgãos do corpo e interfere na contagem dos triglicérides. Fumantes também devem ficar 24 horas sem cigarro, pois o tabagismo altera os resultados da glicose.
No caso de medicamentos, é preciso perguntar com antecedência ao profissional de saúde, pois alguns fármacos também devem ser evitados.
Quando não é preciso fazer jejum?
A maioria dos exames de sangue não necessita de qualquer período em jejum. Entre eles, estão:
- Coagulograma;
- Hemograma;
- Hormônio Tireoestimulante (TSH);
- Transaminase Glutâmico Pirúvica (GPT);
- Transaminase Glutâmico Oxalacética (GOT);
- Creatina, soro (CREAT);
- Ureia, soro (UREIA);
- Gama Glutamiltransferase (GAMGT);
- Ácido Úrico (ACUR);
- Potássio (K);
- Sódio (NA);
- Ferritina (FERRIT);
- Creatinoquinase (CK), total, soro (CPK);
- T4, livre (T4L);
- Hormônio Folículo Estimulante (FGSH);
- T3 (T3);
- Tireoide, anticorpos (AATIRO);
- Estradiol (E2);
- Hormônio Luteinizante (LH);
- T4 (T4);
- Colesterol total e frações;
- Paratormônio (molécula intacta), soro (HPTH);
- Cálcio Ionizado (CAION).
Lembre-se de que, quando precisar fazer jejum, apenas a água está liberada. Outras bebidas, como café e chás, também devem ser evitadas.
No caso de crianças pequenas, o exame mais comum é o hemograma, que não exige jejum. Se a criança tiver que fazer outros exames, converse com o pediatra para saber como é a orientação específica para o caso.