Em primeiro lugar, o coentro é uma planta herbácea e faz parte da família Apiaceae, composta também por flores róseas de pequeno porte e aromáticas. Comumente, utiliza-se essa espécie como tempero ou condimento, em especial pelo odor específico. Porém, você sabe por que algumas pessoas sentem que o coentro parece ter gosto de sabão?
No geral, essa é a planta mais controvérsia entre os entusiastas da culinária, chefes de cozinha e pessoas comuns. Neste sentido, não é difícil encontrar quem deteste a presença do coentro na comida, em especial por sentirem o gosto de produtos de limpeza, sapatos mofados e até mesmo urina de gato quando consomem a erva. Saiba mais a seguir:
Por que o coentro parece ter gosto de sabão?
De acordo com o MentalFloss, o coentro produz, naturalmente, um subconjunto de aldeídos que criam odores pungentes quando estão expressos. Por conta desses compostos orgânicos, algumas pessoas sentem o sabor e cheiro de sabonete no coentro. Porém, outros indivíduos apontam que essas substâncias criam o aroma fresco e até cítrico na planta.
Com base em um artigo de 2001 da antropóloga Helen Leach, da Universidade de Otago, o ódio ao coentro surgiu ainda no século 16.
Em sua argumentação, a pesquisadora aponta que essa aversão surgiu por conta de uma interpretação incorreta da etimologia da palavra. Basicamente, o termo grego “koris” possui a mesma etimologia da palavra utilizada para descrever insetos no inglês.
Assim, criou-se uma associação entre o alimento e outros insetos que são conhecidos pelo mau cheiro, como os percevejos. Por consequência dessa relação criada entre as palavras, estima-se que os europeus criaram um desgosto ao coentro que ultrapassou décadas e gerações. Segundo a pesquisa, a adoção de coentro nos alimentos ocidentais surgiu somente após a Segunda Guerra Mundial.